Qual melhor tipo de cabide para cada roupa?

Cabide não é tudo igual! Se você achava que não tinha nenhuma diferença entre eles, então confira minhas dicas que a solução para seu armário que parece sempre bagunçado pode estar aí, na escolha do cabide ideal!

Sabe por que é importante escolher bem os cabides? Para manter a qualidade e garantir a durabilidade das suas roupas! Escolher um tipo adequado para cada peça evitará que ela estique, deforme, fique marcada por ganchos, ou apenas deslize e caia no chão toda hora.

Para decidir qual é o melhor tipo de cabide você precisa analisar três elementos: o tamanho do seu guarda-roupa, as peças de vestuário que você possui, e seu estilo de decoração. Caso seu armário seja pequeno, opte por um modelo mais estreito. Se você possui muitos ternos, os cabides robustos e com base larga serão ideais. Por fim, o que combina mais com seu estilo: preto, transparente, ou madeira? Tudo isso precisa ser considerado, na hora de escolher o melhor tipo de cabide para deixar seu espaço não só organizado, como visualmente agradável!

E claro, quanto mais peças você conseguir pendurar melhor, mas não pode ficar muito apertado, tem que ter um espaço entre uma peça e outra, senão amassa na mesma e dificulta na hora de manusear. Talvez seja necessário você fazer uma limpa para liberar espaço e não comprar mais cabides

E pra não ter dúvida do que deve guardar dobrado ou pendurado, é só conferir esse post!

Outra questão é que mesmo sendo do mesmo tipo os cabides podem ter diferentes alturas, e isso influencia no visual também, preste atenção nesse detalhe.

Com certeza você já ouviu muita gente falando que o melhor a fazer é padronizar os cabides. Acontece que não é barato e nem faz sentido você sair jogando tudo fora. Se você precisa de comprar novos por algum motivo, vou te dar as dicas de como escolher, senão reaproveite os que você já tem! Agrupe por modelos ou cores e coloque o mesmo item neles. Ex.: camisas num mesmo modelo, as roupas do marido em outro, casacos em outro, etc.

Uma dica é padronizar as cores, o preto é coringa (no caso dos de plástico e de veludo) porque mesmo que você compre de outro modelo depois não fica uma mistura, só verificar a altura e a largura se são iguais.

Outro detalhe a se considerar é se o gancho do cabide é giratório ou não. É recomendado que todas as peças fiquem no mesmo sentido e sempre com o gancho do cabide virado para dentro do armário, por isso, se gancho não girar, você terá mais trabalho para organizar quando for preciso. 

Materiais

Plástico – é mais barato, mas também é mais fraco. Podem deformar com peças pesadas e até quebrar, depende muito do modelo. Observe principalmente as pontas, se for muito fininho, pode marcar o ombro das blusas. Também existem modelos de diferentes espessuras, quanto mais fino, ocupará menos espaço. Esse modelo é ótimo para pendurar as roupas no varal, assim não fica com marcas e facilita na hora de passar ou nem precisa passar.

Tipos de cabide

Madeira – são um pouco mais caros e ocupam mais espaço, mas são bem duráveis e resistentes, principalmente para peças pesadas. Verifique se é envernizado, senão pode soltar farpas.

tipos de cabide



Veludo ou flocado – é o queridinho do momento! Bem fino, ocupa pouco espaço e não marca a roupa e nem deixa-a escorregar, é um pouco mais caro, mas serve praticamente para qualquer tipo de roupa, só não serve para peças muito pesadas. Ele solta uma poeirinha, mas não suja a roupa, só não vale pra peças molhadas, então esse não pode ir pro varal. Tanto esse, como os de madeira, no geral, você consegue girar o gancho. Possui diversas cores, como os de plástico, mas se quiser um coringa, prefira os pretos.
tipos de cabide


Metal – são os menos ideais, apesar de serem finos e até resistentes, tendem a marcar a roupa pois são muito estreitos nas pontas e também são escorregadios. Existem alguns modelos emborrachados, mas na minha opinião não vale a pena.

Tipos de cabide

















Acrílico – em termos de largura não é tão fino quanto o de veludo, nem tão grosso quanto o de madeira. Deixam o visual do armário bem leve por ser transparente. É resistente, mas pode quebrar se cair no chão. Existem modelos com o gancho fixo e outros giratórios que facilitam a organização.
tipos de cabide

Tipos de cabide










Qual modelo ideial para cada peça?
Para as camisetas e camisas no geral qualquer um desses serve, contanto que a manga da camisa fique certinha no cabide, sem criar aquele pontiagudo nos ombros. Esse modelo é bem interessante, facilita o manuseio para a gola não esticar, mas se não tiver um desses, retire por baixo.
tipos de cabide
Existem alguns modelos dobráveis para ocupar menos espaço, mas eles não deixam o armário com aspecto de organizado por causa das diferentes alturas, use só em último caso. Esse modelo é bom para lavanderia!
tipos de cabide
Os com cava – para blusas de alcinhas. Em todos os modelos pode vir com ou sem essa cava. Você também pode usar aquele truque de colocar um elástico nas pontas para as peças não deslizarem.

Estruturado – para blazers e casacos. Existem alguns adaptadores que se encaixam nos modelos normais, assim você pode continuar usando o mesmo modelo e só adaptar para o tipo de roupa.
tipos de cabide

tipos de cabide

tipos de cabide
Com presilhas – para saias e shorts, principalmente os de tecido fino. Observe se a presilha tem uma borrachinha ou silicone, senão improvise com prendedores de varal mesmo e cole aqueles adesivos de feltro que comumente usamos debaixo das cadeiras, assim não irá marcar suas roupas. Você também encontra para vender presilhas avulsas para usar nos cabides que você já tem!
tipos de cabide

tipos de cabide

tipos e cabide



Para calças - O modelo infantil é o uma ótima solução para pendurar as calças femininas.
tipos de cabide





Outra solução é utilizar um tira vincos ou improvisar com alguma espuminha para não marcar a calça.
tipos de cabide
Há também esse modelo que facilita o manuseio.
tipos de cabide
E outros onde consegue pendurar várias calça de uma vez, economizando espaço, apesar de não ser o mais prático e deixar o visual um pouco bagunçado.
tipos de cabide

Tipos de cabide


Acessórios como gravatas, lenços, cintos e bolsas podem ser guardados em caixas e gavetas, mas se puderem ser pendurados é ainda melhor e existe cabide para cada um deles!
Tipos de cabide

tipos de cabide


Ainda existem muitos outros modelos, escolha o que melhor se encaixa aí no seu espaço!

E aí, que tipo de cabides você usa? Conhecia todos esses modelos? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário