Diferenças entre Brasil e Portugal que nunca te contaram

Pra quem é novo por aqui, primeiramente, seja bem vindo, meu nome é Carla. Eu morei em Portugal de 2015 até março de 2021.

Não é muita novidade que as coisas lá são bem mais acessíveis que aqui no Brasil, sem converter porque hoje o euro está muito alto, mas proporcionalmente é mais fácil ter plano de saúde, planos de telefone, itens de tecnologia, roupas, etc., 

A lingua também tem algumas diferenças, podem conferir algumas palavras que listei AQUI, mas pra quem tem vontade de morar ou visitar Portugal e tem curiosidade de saber como é, vou contar algumas curiosidades que talvez você nunca tenha ouvido falar!

Limpeza 

Eu acho lá muito mais prático! Ele não jogam água em tudo como estamos acostumados, ao invés do rodo usam o mop, mais conhecido como esfregona. Os banheiros e as cozinhas não pssuem ralos, então a técnica é ir sugando com o pano mesmo, mas como não precisamos ficar colocando a mão para torcer, acho muito melhor!

Outro ponto positivo é que a maioria das casas já vem com espaço para máquina de lavar louça e é super acessível, faz a gente economizar um tempão, eu amei! As máquina de lavar roupa são de abertura frontal, a vantagem é que elas usam menos água para lavar, são mais silenciosas e também permitem lavar com água quente. Aliás as torneiras todas possuem água quente, o que é ótimo nos dias frios!

Uma das coisas que acho ruim é que a maioria das casas, principalmente apartamento, não possuem tanque, aí temos que lavar tudo no banheiro.  


Culinária 

A culinária portuguesa também é mais prática. Cozinham menos pratos de uma vez. Geralmente tem uma sopa e pão de entrada e peixe com batata ou grão. Apesar de eu gostar mais da comida brasileira, eu adaptei alguns hábitos dessa praticidade, quando faço macarrão, por exemplo, não faço arroz, feijão e mais carne, esse é o prato principal e pronto, hehehe.


Tudo próximo

Sempre há algum café, frutarias e lojinhas dos chineses onde você encontra tudo o que precisa. Aqui, tudo é mais distante, você precisa ir em lugares específicos ou grandes mercados que podem ser longe de casa...

Em relação aos mercados, achei que lá usam mais embalagens de vidro do que aqui, e as embalagens de produtos de limpeza são maiores, rendem mais tempo. Também encontramos mais legumes congelados até cebola picada, e não é caro, acho bem mais prático. Também possuem várias opções de enlatados, mas acho que isso tem muito a ver que o país, por não ter tanta variedade de coisas frescas como temos aqui. A maioria dos produtos é importado.

Dois produtos que valem muito a pena comprar lá são queijos e chocolates, bem mais em conta!

Já a carne de vaca não é tão boa, o forte deles é peixe e frutos do mar.

E lá o conceito das sacolas ecológicas é levado a sério. Todos levam suas sacolas para o mercado. Se esquecer você pode comprar as de plástico que custam uns 10 centavos cada, não oferecem gratuitamente, mas não são como as daqui, são maiores e mais resistentes. Alguns mercados já não tem mais essas para vender e estão susbstituindo pelas de papel.

Podem conferir um pouco aqui de como são os mercados em Portugal


Atividades ao ar livre

Eles aproveitam muito as praças, parques, praias. Sabem usufruir do que o país oferece gratuitamente. Levam as crianças para brincar, fazem piquinique, é muito gostoso. E tudo é bem cuidadp, sempre fazem a limpeza e a manutenção. Aqui infelizmente os parques estão bem abandonados, pelo menos na minha cidade que é do porte de Lisboa. Também acredito que as pessoas tem muito receio por conta da violência, é muito triste.

Podem ver alguns lugares por onde passei na sessão Lazer.


Crianças mais independentes 

Ainda não sou mãe, mas pelo que acompanhei lá eles incentivam as crianças a fazerem mais coisas sozinhos. Eu acho que aqui no Brasil, por sermos muito calorosos, tendemos a ser superprotetores. É algo que pude me inspirar nos portugueses e que quero aplicar quando tiver meus filhos.


A água tem muito calcário,

Isso acontece na Europa como um todo, então equipamentos como ferro a vapor, máquinas de lavar, chuveiros precisam da manutenção correta e de produtos específicos para não empedrar. 


Transportes 

Eu vivia na região de Lisboa e lá você tem todos os transportes possíveis: trem, ônibus, barco, metrô, é muito fácil se deslocar e muito barato. De 2 anos pra cá eles criaram um passe único, você paga 40 euros por mês e pode usar todos os transporte quantas vezes quiser nesse período. 

Ter carro também é mais acessível e o valor do combustível não é alto. Lá existe a opção de gasolina e gasóleo (óleo disel), não existe combustível a álcool. Também tem bastante carro elétrico! 
Uma curiosidade é que assim como nos EUA somos nós que abastecemos o carro, não tem frentista.


Cartão de crédito 

Não utilizam como nós. O sistema é diferente, você parcela suas compras no banco, pela sua conta e não na loja. As parcelas são definidas por porcentagem e você divide como for melhor pra você, mas depende do limite do seu cartão.
As lojas não oferecem cartões de crédito como aqui, você tem que usar o mesmo para tudo, isso de certa forma nos restringe, primeiro você precisa ter o dinheiro para depois fazer a compra, evita muitas dívidas!


Clima 

As estações são bem definidas, é lindo ver as transições, toda a paisagem muda e a temperatura também. O verão é no meio do ano, ao contrário do Brasil. Os dias são bem longos, nesse período chega a escurecer as 22h. O inverno é chuvoso, neva apenas em algumas regiões mais altas, mas é o país onde o frio é o menos rigoroso.

 

Já tinha ouvido falar de algum desses itens? Me conta aqui se você mora em Portugal ou se tem vontade de ir pra lá!

Viver num outro país, numa outra cultura nos fez olhar as coisas e as pessoas de outra maneira. Coisas materiais vem e vão, o que importa é o legado que deixamos e o que aprendemos dessas experiencias. As vezes precisamos tomar certos riscos, dar um passo de fé, não ser imprudentes, mas aprendermos a ouvir o que o Espírito Santo diz e viver algo novo.

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:8

Então não se apegue tanto ao que você tem, deixa Deus te usar, mesmo que isso implique você abrir mão de tudo. Experimenta Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, Efésios 3:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário