Truques para lavar louça mais rápido

Como lavar louça cansa né? Já falei em outro vídeo de como agilizar a faxina e hoje vamos focar nessa tarefa que acho que é a que gastamos mais tempo repetindo!

Eu já tive máquina de lavar louça nas casas que morei em Portugal e realmente facilita muito a vida, mas como a realidade aqui no Brasil é um pouco diferente, nós precisamos usar algumas estratégias para não ficar o dia inteiro na pia. Se você puder investir em uma, faça, senão, ou pelo menos por enquanto, confiram minhas dicas!

Pra começar, não deixe acumular louça suja na pia, além de não ser higienico vai te dar mais trabalho depois. Lave sempre que usar e enquanto cozinha também já vai lavando. Se alguém puder ir te ajudando melhor ainda!

Mas, minha principal dica pra você é organize a louça após as refeições antes de começar a lavar.

Tire todo excesso de comida das panelas e dos pratos e já guarde a comida que sobrou antes de lavar as panelas. 

Assim que esvaziar as panelas e pratos se não puder lavar imediatamente, coloque a louça de molho para economizar água depois, assim já amolece e fica mais fácil.

Se você tiver água quente na torneira facilita, senão você pode até aquecer um pouco de água para jogar por cima de tudo antes de ensaboar.

Falando sobre sabão eu gosto de usar detergente concentrado porque rende muito mais, apesar de ser um pouco mais caro, compensa. Também dá pra usar sabão de coco que é mais natural, principalmente para quem tem alergia.

Comece a lavagem pelos itens menos engordurados como os copos, depois talheres. E só então pratos, potes, talheres maiores e panelas. Isso também garante menos contaminação. Ensaboe todos primeiro e depois enxague, não deixe a água rolando. 

Falando sobre a lavagens das panelas, começamos limpando elas por fora e depois por dentro. Se já tiver deixado de molho e tirar os excessos com papel toalha, facilita muito! 

Panelas de teflon devem ser lavadas com esponjas não abrasivas e também não devem ir na máquina de lavar louça por causa das altas temperaturas, nem as facas de corte, pois perdem o corte. Se grudar algo no fundo da panela, ferva com limão ou vinagre no fogão.

Para limpar a parte de baixo das panelas e o cantinho dos cabos, gosto de usa essa esponja de aço que é melhor que o Bombril comum, não enferrujam e duram muito tempo, também uso para limpar coisas de vidro, como travessas, potes e até o box do banheiro. Nunca esfregue esse tipo de esponja nas panelas de teflon e nem nas de inox, pois danificam a superfície e liberam as toxinas da panela.

Esponja de aço


Na hora de limpar a pia eu gosto de usar o truque com bicarbonato e vinagre no ralo e água quente. 

Para secar use um escorredor ou pano para apoiar a louça molhada e deixe secando naturalmente. Eu prefiro, assim não perco tempo e nem deixa pelinhos na louça, mas se for secar com o pano, deve utilizar um só para isso, não o mesmo que usa para as mãos.

Esses são meus truques para economizar o máximo de tempo lavando a louça. Me conta aqui os seus!

"Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos." Ageu 1:9-10

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário