Dicas para agilizar a faxina

Que tal ter mais tempo para se dedicar aquilo que te dá prazer?

Selecionei 8 tarefas que costumamos fazer no dia a dia, e que talvez você esteja repetindo demais, confira minhas dicas para realiza-las de forma mais prática e gastar menos tempo!

1. Lavar a roupa cada vez que usa 
Muitas vezes as peças precisam só dar uma arejada e ser guardada para mais usos antes de serem lavadas, isso fará você economizar tempo, dinheiro e ainda fará sua roupa durar mais. 

Mais detalhes na série como cuidar das suas roupas.

2. Lavar toalhas de mesa a cada refeição 
Segue a mesma ideia das roupas. Uma boa sacudida ou até uma passagem com um pano húmido serão geralmente tarefas suficientes para a próxima refeição. Se tiver alguma manchinha pode trata-la localmente e pronto!

Opte por utilizar um jogo americano para o dia a dia porque é bem mais prático para limpar.

3. Passar todas as roupas 
Assim como para a lavagem, nem todas as peças precisam ser passadas. Meias, cuecas e toalhas, por exemplo, não necessitam. Vários tecidos só precisam de uma boa sacudida na hora de pendurar. Use prendedores que não marquem as roupas e se possível pendure com cabide.

4. Limpar o forno
Não é preciso fazer isso todas as vezes que o utiliza. Para evitar ter de esfregar o forno de todas as vezes que o usa, opte por forrar o fundo do forno com uma folha de papel alumínio. Depois é só descartar. Você também pode fazer isso para a parte de cima do fogão, vai poupar bastante tempo na limpeza!

5. Limpar microondas 
Para o microondas uma ótima dica é usar aquelas tampas próprias, assim a sujeira não se espalha e fica mais fácil e esporádica a limpeza.

6. Lavar louça
A grande dica é não deixar acumular, usou já lava e guarda. Enquanto cozinha também já vai lavando os utensílios que já foram usados. 

Outra coisa que pode fazer quando for cozinhar é optar por pratos que usem uma única panela.

E se puder compre uma máquina de lavar louças, vai te poupar muito tempo!!

7. Varrer a casa com vassoura 
Varrer com vassoura não é a melhor coisa a se fazer, pois a poeira sobe toda e sempre fica algum restinho, necessitando a passagem de pano.

Um truque que você pode usar é colocar um pano de microfibra por cima da vassoura para evitar que essa poeria levante, mas o ideal mesmo usar um aspirador! 

Confiram também esse vídeo onde falei de cuidar dos seus eletros para eles durarem mais.

8. Lavar o chão
Algo muito cultural no Brasil é realizar a limpeza com muita água. A verdade é que um pano úmido e um desinfetante resolve 90% da limpeza. Se tiver muita gordura, um produto específico ajuda.

Papel toalha e panos absorventes também são ótimos para pequenas limpezas locais e ajudam a economizar um bom tempo em diversas situações.

Se utiliza máquina de lavar com abertura superior, poderá reaproveitar a água do enchague para encher algum balde e utilizar essa medida para lavar o banheiro, jogar no quintal e para molhar o pano para passar na casa, assim não gasta água extra.

E aí, que truque vocês utilizam para poupar tempo na limpeza?


"O Senhor deu a palavra, grande é a falange das mensageiras das boas-novas.
Reis de exércitos fogem e fogem; a dona de casa reparte os despojos." 
Salmos 68:11-12


Nenhum comentário:

Postar um comentário