Como aproveitar bem os espaços na organização

As casas hoje em dia tem ficado cada vez menores e precisamos saber como aproveitar cada cantinho de forma que as coisas fiquem visíveis (pra usar tudo o que temos) e de fácil manuseio (pra economizar tempo).

Organizar verticalmente, nada mais é do que aproveitar todo o espaço vertical deixando as coisas uma em cima das outras, mas de fácil acesso. As vezes as prateleiras são muito altas e o espaço acaba sendo mal aproveitado. Por isso, separei alguns recursos que vão te ajudar a organizar os armários da cozinha, banheiro, lavanderia e dos quartos, confiram!

Cozinha e despensa

Esse ambiente é onde precisamos de mais praticidade. Existe alguns organizadores aramados que podem te auxiliar a aproveitar melhor as prateleiras.

Se a prateleira for muito alta você pode criar um outro nível com esse aramado. Outro modelo é o que encaixa na prateleira, ótimo para organizar objetos menores.

organização da cozinha









Para organizar os pratos raso, fundo e de sobremesa juntos você pode usar esse modelo, ou aquele suporte que vem dentro do microondas de grill.

Organização da cozinha

Para as taças e xícaras também tem alguns ganchos que encaixam na prateleira e ajudam bastante.

Organização da cozinha
Para as panelas o modelo de prateleira também funciona bem. Há modelos específicos para empilhar as frigideiras, assim também elas não riscam.

Como organizar panelas

Aramados organizadores
Para as formas, tábuas e tampas esse modelo também ajuda bastante. Pode substituir por um escorredor de pratos. Outra forma é utilizar ganchos nas portas.

Organização da cozinha

Aramados organizadores

Olha essa sugestão para os temperos. Também tem os com imã para prender na geladeira. 

Organização da cozinha
Outro modelo é esse que parece uma escadinha, cria vários níveis e você consegue visualizar o que está mais atrás, ótimo para temperos e enlatados. 

Organização da cozinha

Você também pode usar caixas empilhadas que funcionem como gavetas. São ótimas para guardar panos, estoque de mantimentos, frutas e legumes.

Essa sugestão para as frutas também é legal, libera o espaço que a fruteira tomaria no chão, além de ser decorativa!

Organização da cozinha

Facas, talheres e os rolos de papel, alumínio e filme também ficam ótimos pendurados na região da pia, assim você libera as superfícies de trabalho, libera o armário e as gavetas e tem tudo a mão!

Organização da cozinha


Aqui também já mostrei como organizar a cozinha mesmo que você não tenha esses aramados. Sempre podemos improvisar e reutilizar algumas embalagens criando novas divisórias e assim aproveitando melhor os espaços.

 Lavanderia

Na lavanderia a ideia é a mesma. As caixas empilhadas funcionam muito bem. 

Organização da lavanderia

Vassouras, pás e rodos podem ficar pendurados por ganchos na parede ou atrás da porta. Para o ferro e a tábua de passar também tem alguns suportes específicos, já que nem todo armário tem espaço para esses itens.

Organização da lavanderia

Banheiro

Os ganchos pendurados na porta também são ótimos no banheiro para pendurar as roupas e toalhas, não precisa furar os azulejos, principalmente em casas alugadas. Também pode usar esse modelo de sapateira que são vários bolsinhos e serve para organizar vários objetos.

Organização do banheiro

Dentro do gabinete você também pode pendurar ganchos. Olha que ideia legal para o secador e chapinha!

Organização do banheiro

E mais uma vez os aramados ajudam a aproveitar melhor a profundidade e a altura dentro dos armários.

Organização do banheiro

Organização do banheiro

Para região do chuveiro os modelos com ventosa podem não aguentar muito. Prefira os modelos de pendurar na torneira, ou esse de pendurar no box, são ótimos e não evitam de furar a parede.

Organização do banheiro

Outra área pouco aproveitada é em cima do vaso sanitário, achei bem legal esse modelo de prateleira.

Organização do banheiro

Você também pode praticar algum faça você mesmo e criar nichos na área da pia. Olha esse reaproveitando vidros de conserva para guardar pinceis de make, algodão, cotonete e também daria para as escovas de dente. Quanto mais liberada a bancada e os armários, melhor, principalmente se seu espaço for pequeno.

Organização do banheiro

No quarto

Agora vamos para o guarda roupa. Olha as prateleiras aqui novamente para ganhar mais um nível, ela é super versátil. Confiram aqui também mais dicas para organizar os sapatos.

Organização do guarda roupa

Não é ideal colocarmos um par de sapato em cima do outro pois amassam, riscam e sujam uns aos outros. Uma alternativa é usar esses modelos que empilham os pares.

Organização do guarda roupa

Também amei essa ideia usando essas prateleiras estreitas que é comum para apoiar quadros, só precisa limpar bem as solas para não sujar a parede.

Organização dos sapatos

Tudo o que você conseguir pendurar dentro do armário será mais prático, de fácil manuseio, não amassa e ainda consegue ver tudo, porém algumas peças não podem ir em cabides (confiram o que dobrar ou pendurar nesse post), ou talvez seu armário não permita que todas as roupas caibam penduradas e também não tenha gavetas. Você pode usar esse modelo de prateleiras que prende no varão, a desvantagem é que perderá espaço de cabide, veja o que vale a pena para os tipos e quantidade de roupas que você tem.

Organização do guarda roupa

Os acessórios também podem ser pendurados como os colares, para não embolarem. Utilize ganchos, cabides ou até argolas de cortina de banheiro.

Organização do guarda roupa

Também vale para os brincos. Eu tinha esse painel vazado, mas também pode ser um painel de cortiça ou de isopor. Você pode emoldurar, fica lindo e também serve para os colares.

Organização do guarda roupa














Os lenços, bolsas e cintos também podem ser pendurados, ao invés de guardar em caixas ou gavetas.

Organização de guarda roupa


Organização do guarda roupa

Organização do guarda roupa

Caso queiram mais inspirações, já mostrei várias dicas de como organizar um guarda roupa pequeno aqui no blog.

O mais importante antes de investir nesses acessórios é medir os espaços. Não saia comprando vários organizadores aleatoriamente. Estude os itens que você tem e o que se encaixaria melhor nos seus armários pra não gastar dinheiro à toa.

Deus abençoe vocês!

"O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo." 1 João 1:3

Nenhum comentário:

Postar um comentário