A importância e as vantagens de ter uma rotina

Você acha que ter rotina é ruim, entediante? Mas tem uma rotina que nos faz bem!

A desorganização da rotina nos deixa frustradas por não conseguirmos terminar as tarefas em casa. Acabamos trabalhando muito, mas produzindo pouco e perdemos muito tempo tomando pequenas decisões no dia a dia.

Sei que a rotina de muitos mudou nessa quarentena, por isso precisamos nos organizar. Querendo ou não, a rotina tem tudo a ver com a organização da nossa vida, já falei sobre os vilões que te impedem de ser organizada, pode conferir a seguir. 

Eu sempre achei a rotina algo chato, aquela mesmice sem nenhuma novidade, mas percebi que sem ela eu fico sem um norte e acabo não fazendo nem o que preciso e nem o que eu gostaria mesmo de fazer.

Não é só uma questão de ter horários, mas da sequência das atividades. A função da rotina é te preparar para o seu dia, assim você não vai precisar ficar pensando o que vai limpar, o que vai fazer, o que vai cozinhar (cardápio semanal), vai te ajudar a poupar tempo e estresse. 

Ter uma rotina também vai te ajudar a ter tempo e mente livre para desenvolver outras atividades, ela ajuda a simplificar o dia.  Aqui não te darei uma fórmula de rotina ideal, porque ela não será igual pra todos, você precisa estabelecer a sua, o que funciona para você e sua família. Só estou te dando uma direção do que pode te ajudar a se organizar e desfrutar das vantagens que ela traz.

Para isso faça um plano, um check list. É importante ter hora pra começar e hora pra terminar as tarefas. Defina as prioridades, o que realmente não pode deixar de fazer naquele dia. Aquelas coisas que nos dão prazer e a sensação de estar ocupadas podem ser feitas, mas não dentro do horário que você planejou, porque vai te distrair e te impedir de realizar o que é importante. Também separe um tempo para seu cuidado pessoal, isso faz toda diferença para sua autoestima e ajuda a desenvolver as tarefas com mais ânimo.

A rotina também traz uma sensação confortante, porque sabemos o que vem a seguir. Ainda que não tenhamos total controle de imprevistos que podem acontecer e que eventualmente precisamos mudar nossos planos, é importante ter metas para cada dia, e não ficarmos soltos.

"Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro." Eclesiastes 7:14

Nós precisamos ser desafiados todos os dias, é isso que traz mais emoção pra nossa vida e nos faz depender ainda mais de Deus.

Espero que ter te ajudado a começar a organizar sua rotina, logo logo tudo entra nos eixos e você verá os benefícios que ela te faz.

bjinhos, Deus abençoe vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário