Minimalismo – vivendo uma vida mais leve

 

O viver minimalista tem sido bastante pregado ultimamente, eu não sigo o conceito do minimalismo, como uma filosofia de vida, mas seus princípios tem muito a ver com a Palavra de Deus, que é o que eu sigo, o princípio de uma vida mais leve, viver com o essencial, com o que realmente importa, e isso pode ser diferente para cada um, para cada família. Não tem a ver com o valor das coisas, mas com a utilidade que realmente damos a elas. E isso é um desafio no mundo consumista em que vivemos onde ter importa até mais do que viver.

Fico pensando na época dos meus avós onde não havia tecnologia, nem grandes shopping certers, as pessoas tinham mais tempo para conviver umas com as outras, para refletir, hoje somos distraídos com tanta informação. São muitas opções de escolha!

Quanto tempo você leva escolhendo o que vestir? Quanto tempo leva para limpar a casa cheia de objetos? Quanto tempo decidindo onde ir passar as férias, ou os feriados? Quanto tempo escolhendo o que assistir com 1000 canais disponíveis?

Gastamos muito tempo fazendo esses tipos de escolhas…Será que não seríamos mais felizes com menos opções? Com certeza teria menos estresse e sobraria mais tempo pra curtir os momentos com as pessoas que amamos.

Moro em Portugal há 6 anos e minha mudança para Europa fez ver as coisas de outra maneira. Aqui tudo é mais acessível e não tem a ostentação do Brasil (pode ver pelas festas de aniversario, casamento e até na decoração das casas). É normal as pessoas usarem coisas de marca. No verão todos vão à praia com suas marmitinhas, os parques ficam cheios de família fazendo piquenique…todas as classes sociais usufruem do mesmo. As coisas de segunda mão também tem seu valor, muitas casas já vem mobiliadas, eu mesma vivi aqui praticamente sem comprar nada pra casa.

E até o conceito de cartão de credito não é tão difundido, funciona de uma maneira diferente da do Brasil. Nos restringi a não comprar impulsivamente, primeiro você precisa ter o dinheiro, para depois gasta-lo e não o contrário! Por outro lado é muito fácil acumularmos coisas que não precisamos só por ser barato. Nos saldos encontramos coisas por menos de 10 euros.

Estou retornando para o Brasil e o que levo são algumas malas com pouquíssimos itens e fico pensando, o que realmente levamos conosco. Será que temos carregado tanto peso que mal podemos suportar e temos esquecido de valorizar o que realmente importa?

Agimos como se nossas coisas fossem tesouros, mas são só bagagem. No final o que importa é chegar ao destino e não podemos carregar nada conosco. Tem muitas coisas que precisamos deixar pra trás e não se trata só de coisas, devemos deixar: amargura, decepções, fracassos. As vezes o acumulo de coisas só demonstram a carência do nosso ser, a busca por um sentido, um significado.

Em Hebreus 12:1-2 diz:

"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus."

 E em Lucas 21:34

"Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente."

Despoje-se de tudo que tem pesado sobre você! Não podemos correr carregando tanto peso conosco. 

Essa é minha reflexão, vamos continuar essa conversa nos comentários. Me contem qual tem sido sua experiência em relação a esse tema e a realidade que estamos vivendo. 

Um grande beijo, Deus abençoe vocês.

Um comentário: