Como ser mais organizada | os vilões da organização

Quer ser mais organizada, mas acha que é impossível mudar? Não é! Com pequenas atitudes você vai ver que se tornar uma pessoa mais organizada não é um bicho de 7 cabeças e vai ser libertador! Vai permitir que você ganhe tempo, encontre suas coisas, evite estresse e imprevistos, facilite a limpeza, tenha um ambiente mais agradável, e ainda vai permitir você economizar, são muitas as vantagens e benefícios.

Confira minhas dicas para vecer os grandes vilões que podem estar te impedindo de ser essa pessoa.

A primeira coisa que provavelmente está te atrapalhando de ser mais organizada é a perfeição. O perfeccionismo é o grande vilão de quem quer ser mais organizado. Ter tudo organizado, não significa ter tudo perfeito, isso pode se tornar uma obsessão e até virar uma doença, TOC.

Então baixe seus critérios. Não crie espectativas muito altas. Imaginar aquela casa de capa de revista pode gerar frustração. Quando você cria um alto padrão e não consegue atingi-lo vai desanimar quando vir a primeira pilha de roupa pra guardar.

Cada pessoa tem uma rotina e estilo de vidas diferentes. Talvez você trabalhe fora e não tenha empregada. Você não vai dar conta de manter tudo perfeito. Tenha sempre em mente que algo concluído é melhor do que algo perfeito que nunca chegou a ser realizado. Não fique esperando a condição ideal para realizar, simplesmente faça o que está ao seu alcance.

Outro vilão é o excesso. Coisas demais, tarefas demais, horários muito preenchidos e até o zelo excessivo, pode atrapalhar a organização. Tire um tempo pra fazer uma limpa e simplifique, por exemplo: deixar os itens do café da manhã separados, coisas que precisa para sair de casa já separadas, etc.

A cobrança é o outro vilão que te impede de ser organizada. Não se cobre demais. Seja flexível. É bom ter uma rotina, mas se não conseguir cumprir aquele dia improvise e assim que der volte para fazer o que não conseguiu. Muitas vezes precisamos reconhecer que em alguns momentos da vida precisaremos de ajuda. Divida as tarefas, pague uma diarista, pelo menos para ajudar a fazer o grosso que está acumulado e depois você conseguirá ter mais ânimo pra manter.

Tenha calma e paciência. Desacelere! A pressa acaba gerando desperdício e também se torna sua vilã. Quando estamos na correia é mais fácil cometer erros que depois vamos gastar mais tempo para resolver e acabamos nos desorganizando. Por exemplo, colocar a roupa suja na máquina sem tratar as manchas vai fixa-las ainda mais na roupa, fazer compras sem levar lista, e assim por diante.

E o último vilão a vencer é a preguiça! Não deixe para depois o que você pode fazer agora, tarefas rápidas, do tipo, bebeu água, já lave o copo e guarde. Se deixar levar pela falta de vontade e ficar se distraindo e adiando o que precisa fazer só vai trazer mais desânimo, falei sobre isso no vídeo sobre motivação que você pode ver aqui também.

Então não diga mais que é desorganizada por natureza, você só está desorganizada! Comece olhando pra dentro de você, muitas vezes a casa transparece um momento que estamos passando, mas isso pode mudar, não é sua essência. O importante é não desistir. Algumas coisas requerem tempo até virarem um hábito e se tornar algo natural em nossa vida.

Romanos 5:3-5 diz:

"Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu."

As tribulações vem para que perseveremos até que a mudança aconteça, aí temos esperança de que e possível avenaçar e encaramos novos desafios.

E lembrando que aqui no blog tem vários posts para te ajudar a organizar a casa, é só explorar na aba de Organização

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário