12 Coisas que não deve lavar na máquina

Se você é uma nova dona de casa e tem pouca experiência, ou se tem o hábito de jogar tudo na máquina para lavar, saiba que alguns itens não são recomendados e podem estragar sua peça e seu equipamento. Então confiram os 12 itens que listei e como você deve fazer a lavagem correta deles!

Nesse vídeo também mostrei como aumentar a vida útil de outros eletros.

Antes de começar, há uma coisa que você deve fazer sempre que for colocar as peças para lavar: verificar as etiquetas. Se não sabe identificar os símbolos confiram o post detalhado da série como cuidar das roupas.

1 - Roupas com manchas

Parece contraditório, mas você precisa tratar as manchas antes de colocar as peças na máquina, pois algumas delas não vão sair e podem impregnar ainda mais, torna mais difícil a remoção depois. O ideal é tratar a mancha na hora ou pelo menos no mesmo dia. Manchas de óleo são um exemplo típico. Coloque um pouco de farinha para absorver a gordura e lave localmente com um removedor de manchas. Depois enchague e lave normalmente com as demais roupas.

2 - Roupas de ginástica ou suadas

Aquelas camisetas levinhas de ginástica, que não são de algodão podem estragar na máquina. O ideal é lava-las a mão em água fria e sem amaciante, pois ele bloqueia os fios da roupa e impede a eliminação do suor. E de preferência no dia em que voltar do treino para não ficarem muito tempo no cesto de roupa suja. Isso também vale para as peças molhadas de suor na área das axilas. A reação do suor com o desodorante gera manchas amareladas e duras que uma vez impregnadas não saem mais. Pode usar uma misturinha de vinagre ou limão e bicarbonato para esfregar a região, depois é só enxaguar e lavar com sabão normalmente na máquina.

3 - Roupas com pelos de animais

Elas até podem ser lavadas, mas não é recomendado. Os pelos não saem totalmente do tecido e ainda podem entupir o filtro da máquina. Então antes de coloca-las para lavar use um tira pelos, ou passe uma luva de borracha pelo tecido para retirar os pelos.

Quando for lavar as coisas dos pets tenha o mesmo cuidado e faça a limpeza da máquina em seguida para não ir para as outras roupas na próxima lavagem.

4 - Peças delicadas, com bordados, lantejoulas

Peças de ceda, rendadas, com bordados devem de preferência ser lavadas a mão. Algumas delas até podem ir na máquina, mas escolha o ciclo de lavagem para roupas delicadas e coloque as peças dentro de sacos apropriados. E não esqueça de verificar a etiqueta porque algumas peças, até pesadas como casacos, só podem ser lavadas a seco ou na lavanderia, como é o caso de tecidos com lã que podem encolher ou deformar.

5 - Peças com detalhes em metal

Os objetos metálicos podem enganchar na máquina e a danificar. Verifique sempre os bolsos para evitar que itens como moedas e grampos de cabelo entrem nela. Cuidado também com os fechos das roupas, sempre abotoe e feche os zipers.

Também vale para as cortinas com argolas metálicas.

6 - Peças em couro

Essas peças também devem ser lavadas a mão, no caso do couro verdadeiro. Lave com shampoo em uma bacia e deixe secar a sombra. Se estiverem mofadas você pode usar um pano húmido com um pouco de vinagre branco. Deixe secar bem e hidrate com óleo de amêndoas ou vaselina. Deixe sempre as peças arejando e não guarde em sacos de plástico. Os couros sintéticos muitas vezes não podem nem ser lavados a mão, só em lavanderia, confira a etiqueta.

7 - Sutiã

Devem ser lavados a mão ou em sacos próprios, principalmente os com aros e bojos. Na máquina eles perdem a elasticidade mais rápido e consequentemente perdem o efeito de dar suporte ao peito.

Além disso eles possuem colchetes e aros que são itens metálicos como falamos no item 5 e podem soltar e estragar a máquina. Já aconteceu com uma amiga e foi uma trabalheira para retirar o aro que ficou enganchado na máquina.

As calcinha também ficam melhor lavadas separadamente à mão com detergente neutro, além de manter os elásticos por mais tempo, é mais higiênico e o sabão e amaciante pode gerar alguma alergia.

8 - Gravatas

Entra na mesma ideia dos tecidos delicados. Elas podem encolher, deformar ou perder a cor. Como é um item que não tem contato direto com a pele não tem necessidade de ser lavada com frequência. Lave a mão só se realmente for muito usada.

9 - Panos de limpeza em microfibra

Eles perdem a capacidade de absorção, que é sua principal característica. Ficam duros, já fiz isso com os meus… O ideal é lavar manualmente com água e sabão após o uso. Não use amaciante!

10 - Almofadas, casacos e edredons com enchimento de penas

Antes de comprar certifique-se o que vai dentro do enchimento. Se não quiser gastar com lavanderia saiba que este tipo de peça não pode ser lavado pois as penas apodrecem e ganham mau cheiro. É melhor nem comprar se não quer ter esse trabalho.

11 - Ursinhos de pelúcia

Podem ir a máquina, mas correm o risco de estragarem, podem descosturar, ou perder um olho, por exemplo. Deixe de molho em uma bacia com pouco sabão e pode colocar na máquina para centrifugar sozinho sem outro itens, mas proteja num saco de lavagem.

12 - Sapatos, tênis e mochilas em tecido

Por causa do peso e do solado eles podem danificar a máquina. O ideal é lavar como os ursinhos, deixar de molho e centrifugar na máquina dentro de um saco. Vale também para as mochilas. Para não bater no tambor coloque junto algum tecido, como tapetes. Isso vale para sapatos em tecido, os de outro material podem ser limpos manualmente, esfregue só o solado e  deixe numa posição vertical para secar bem. Use talcos para evitar o chulé e nunca guarde os sapatos sem arejar.

Lembre sempre de cuidar da sua máquina fazendo uma limpeza regular nela retirando a sujeira do filtro e do tambor. 

Agora me contem aqui se já estragaram alguma dessas peças por colocar na máquina, quero saber!

"Bem-aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais." Apocalipse 22:14 

Nenhum comentário:

Postar um comentário