22 abril 2016

Como escolher e como usar sutiã de forma adequada

Muitas mulheres tem dúvidas quanto ao formato, tamanho ideal, cor e até se o sutiã pode aparecer ou não, mas fato é que essa peça é um dos melhores investimentos que uma mulher pode fazer para ter um look mais bonito! Por isso hoje vou dar algumas dicas para você acertar na escolha deixando os seios valorizados e ainda ficar confortável, qualquer que seja seu corpo ou roupa!

Eu confesso para vocês que eu não gosto muito de usar sutiã e conheço algumas pessoas que pensam o mesmo. Ele incomoda um pouco, mas é essencial para dar sustentação, evitar dores nas costas, além de realçar as mamas deixando tudo no lugar! Seu uso diário ajuda a diminuir a ação da gravidade e preservar as fibras de sustentação que vão ficando flácidas com o passar dos anos, mas é importante que o sutiã esteja de acordo com o tamanho de suas mamas, senão, ao invés dele valorizar, pode prejudicar sua saúde!

TAMANHO CERTO
Imagens da Primark – Guia de medidas para sutiã

Se você se sente extremamente desconfortável com o sutiã, ou se quando você tira no final do dia sua pele está toda marcada, é porque tem algo errado com o tamanho dele!

Para saber se o tamanho do seu sutiã está certo verifique quatro pontos:

Alças
As alças precisam estar bem fixas nos ombros, mas não podem “afundar” e nem cair para os lados. Se você conseguir colocar confortavelmente um dedo por debaixo dela, sem a necessidade de forçar é porque está no ajuste correto. Se você precisar de muito ajuste é porque o sutiã está grande.
Centro
Tem que estar encostado no corpo, sem ficar folgado.

Bojo
Precisa ser preenchido e encostar nos seios com suavidade, não pode ficar apertado, nem sobrando seio nas laterais e também não pode haver espaço vazio entre o sutiã e o corpo.
Costas
Toda a faixa que envolve o tórax. O cós das costas deve ficar paralelo à frente. Não pode ficar caído ou subindo encurvado. Isso é facilmente corrigido ajustando os ganchinhos atrás, se precisar use extensores para ficar na medida certa (principalmente para quem tem costas largas ou seios pequenos), mas se nem assim funcionar é porque o sutiã está no tamanho errado. 
TIPOS DE SUTIÃ
Existem vários modelos de sutiã, uns ajudam a levantar e aumentar os seios, outros a disfarçar gordurinhas e também diminuir os seios muito grandes.
O modelo 1 tem cobertura total. Esse modelo abraça os seios por inteiro, dando alta firmeza e sustentação. Ideal para quem tem peito grande e pesado.

O modelo 2 é o push up. Ideal para quem quer juntar, aumentar o volume e levantar os seios. Pode vir com fecho na região frontal.

O modelo 3 com cós. Forma uma espécie de top, que oferece sustentação e firmeza para quem tem seios grandes, flácidos ou gorduras laterais. Para quem não tem seios fartos e quer usar esse modelo, escolha os do tipo bralette, geralmente confeccionados em renda para dar uma ar mais sexy.

O modelo 4, conhecido como meia taça, cobre apenas uma parte dos seios, projetando-os para frente. É ideal para quem quer valorizar o decote. Ele tem suporte com aro, mas pode ser com ou sem bojo.

Esses são alguns tipos, mas tem outros pontos a serem considerados como os  diferentes tipos de alças. Elas podem ser finas, grossas, em x, frente única, cavada nas costas, etc.

Para quem tem mais seios, é necessário um sutiã com alças mais largas que ajudam a dar mais sustentação. Se esse é seu caso o ideal é comprar roupas que permitam o uso desses sutiãs, jamais use os modelos tomara que caia, porque de fato seus seios ficarão caídos, não fica bonito e ainda prejudica sua saúde! Quem tem seios menores pode usar praticamente qualquer modelo.

Também podem ser com bojo ou sem. Ele evita o farol aceso e ajuda a dar aquela aumentada. Se você não quiser o bojo no dia a dia, experimente os removíveis ou avulsos.

Outra solução para quem está buscando conforto ou já tem seios fartos é usar sutiãs acolchoados. Ele tem a copa reforçada com espuma, que evita o farol aceso e não altera a aparência no volume do peito.

Você também deve escolher o modelo ideal para cada tipo de roupa para não ficar aparecendo! 

Tomara que caia e alça fina 
Para esses tipos de blusa, ou vestido, escolha o sutiã tomara que caia (se você tem seios fartos, fuja desses modelos). Para as blusas de alças finas você pode optar por sutiãs também de alças finas na mesma cor da blusa, assim fica bem discreto.

Nadador
Para blusas no modelo nadador, escolha sutiãs desse mesmo modelo. Existem variações caso a blusa seja mais ou menos cavada.
E para quem não quer investir em um modelo novo de sutiã, existem clips conectores que juntam as duas alças do sutiã comum, fazendo com que elas virem um X. 
Decote nas costas
Para usar uma blusa ou vestido decotado nas costas você pode optar por sutiãs que tenham as alças e as costas removíveis e permitem você montar várias combinações. Também existe um extensor que é preso na calcinha, deixando as costas livres.
Outra solução são os sutiãs que grudam nos seios. Eles não dão muita sustentação, serve mais para quem tem menos seio, mas ajuda a dar uma levantada. Se você só quiser evitar o farol aceso, use adesivos descartáveis que são baratos e ajudam nessa função.
Decote profundo
Para decote profundo o modelo triângulo é ótimo, porém ele não levanta muito os seios. Escolha um que tem o centro mais baixo e as alças mais espaçadas.

Frente única
Opte pelos modelos de alças removíveis, assim você transforma seu sutiã de alça em um frente única como a blusa.

Decote quadrado
Se o problema é que o decote é largo e as alças ficam aparecendo, uma boa opção é o tipo balconê, descendentes do espartilho, tem as alças mais laterais, mais distantes do centro.

TECIDO
Os modelos de algodão e microfibra são os melhores para usar no dia a dia. São mais confortáveis, ajudam na transpiração e não pinicam.

COMO NÃO USAR
As imagens já dizem tudo! Sutiã aparecendo não fica bonito, ainda que seja os modelos de silicone transparente, por isso é bom você ter mais de um modelo para usar com os diferentes tipos de blusa.

Atualmente existem alguns modelos de renda e os strap bra que são feitos para aparecer. Alguns modelos e formas de usar eu acho até bonito, porém, como mulher cristã, não acho apropriado, pois é muito sensual. É legal você ter alguns modelos diferentes, mas deixe para sensualizar para seu marido, é ele que deve te ver assim e não os outros homens.

CORES
As cores podem seguir a mesma da blusa, principalmente se parte da alça for aparecer, mas de preferência o sutiã não deve aparecer! Roupas brancas, ou mais transparentes requerem sutiãs cor da pele, ou cor de chocolate. Se for muito transparente use uma outra blusinha por baixo.

Algumas pessoas gostam de mostrar o sutiã por baixo da transparência da blusa, mas de novo, não acho apropriado como mulher cristã, mesmo que fique bonito, é muito sensual.
COMO LAVAR E GUARDAR
Outro ponto muito importante é o cuidado que você tem com seus sutiãs. Eles não são peças tão baratas, então aplicando essas dicas vão durar muito mais tempo.

Os modelos com bojo devem ser lavados utilizando acessórios como o da imagem abaixo, ou então lavados a mão, senão deformam. Não use secadoras, pois com o tempo estragam o elástico do sutiã. Se você for lavar na mão, pode usar uma secadora de salada para centrifugar seu sutiã! Parece estranho, mas funciona!
Já na hora de guardar o sutiã de bojo com armação, que não tem como dobrar ao meio, deve ser guardado aberto e em pé. Encaixe todos os que forem desse modelo um no outro. Cuidado para não amassar a espuma ou deixá-lo ao contrário, senão ele deforma.
Se preferir use organizadores. Existem uns com divisórias próprias e outros que são tipos caixas multiuso. Eles ajudam a dividir por modelos ou por cores, dependendo da sua necessidade.
Outra forma é pendurar em cabides, caso não tenha muito espaço na gaveta.

Bom meninas, essas são minhas dicas para vocês ficarem ainda mais bonitas e confortáveis usando o sutiã adequado!

Se quiser descobrir mais sobre o modelo ideal para você, confira esse manual completo:

Bjinhos

“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada. “ Provérbios 31:30


Nenhum comentário:

Postar um comentário