Limpeza com Vinagre e Bicarbonato

Deus é perfeito e criou todas as coisas perfeitas. Ele pensou em tudo ao criar o homem, inclusive em materiais de limpeza! Você não precisa gastar horrores no mercado comprando um produto para cada coisa, existem produtos naturais que fazem todo esse serviço por muito menos custo! E assim é com o vinagre e o bicarbonato!

Além de ser um excelente tempero para saladas, o vinagre ainda tem muitas outras utilidades! Na hora da faxina ele pode ser um aliado poderoso! Diferente dos outros produtos de limpeza encontrados no mercado, ele é livre de substâncias tóxicas, é ecologicamente correto, e tem um custo bem menor.

Por ter alta concentração de ácido acético, essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. O mais indicado para esse fim é o vinagre de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores.

Já o bicarbonato de sódio, muito usado para problemas estomacais, para limpeza dos dentes, em fermentos de bolo e refrigerantes, é uma sustância levemente alcalina que tem a capacidade de liberar dióxido de carbono gasoso, é um excelente detergente ao entrar em contato com a gordura.

Assista ao vídeo para ver algumas dicas dos efeitos milagrosos desses dois produtos! 




Abaixo mais dicas de onde e como esses dois produtos podem ser usados em casa, e não são poucas as opções ein!


 NA COZINHA 

- Limpar panelas, potes e travessas com gordura ou com odor 
Juntando esses elementos você utiliza muito menos sabão e economiza água também, pois a lavagem fica muito mais fácil! Encha a panela suja com água, só até cobrir o fundo, não precisa de muita água. Deixe ferver com 2 col. (sopa) de vinagre. Jogue a água fora e esfregue com a esponja. 
Para manchinhas em peças de inox, umedeça a esponja do lado macio, jogue um pouco de bicarbonato e esfregue a peça. É ótimo também quando fica aqueles queimados no fundo da panela. Se a mancha não sair, deixe o bicarbonato agindo por 2h. A mancha sai sem esforço e ainda deixa a superfície brilhante. A técnica vale para vasilhas de alumínio, inox e vidro e também pode ser aplicada em torneiras
Os potes de plástico tendem a ficar com o odor dos alimentos. Para que isso não aconteça jogue o vinagre e o bicarbonato, esfregue e enxague. Guarde o pote aberto e bem seco.
Também serve para tirar o cheiro na garrafa térmica! Coloque bicarbonato com água fervendo dentro da garrafa e deixe 1 horinha de molho. 

- Limpar geladeira 
Não esqueça de sempre desligar a geladeira para limpá-la! Primeiro faremos a limpeza, molhamos uma espoja do lado macio em uma solução com 8 gotas de detergente neutro em 1L de água, passe por toda a geladeira. Depois, desinfete utilizando vinagre num pano limpo por toda a geladeira, inclusive nas paredes e nas divisões plásticas. Finaliza desodorizando, aplicando o bicarbonato em um pano úmido e passando por toda a geladeira novamente. Também age como bactericida. Para finalizar, mantenha uma vasilha com bicarbonato de sódio aberta em uma das prateleiras, ajuda a absorver os odores. Mexa o bicarbonato uma vez por semana. 

- Lixeira 
Para evitar os maus odores da lixeira é só jogar um pouco de bicarbonato no fundo dela e colocar o saco normalmente. 

- Limpar ralo da pia
Para dar um bom hálito ao ralo da pia e acabar com a gordura que se acumula no encanamento podendo causar entupimentos, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre (nesse caso não precisa ser necessariamente o de álcool). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente. O mesmo pode-se fazer no ralo do banheiro. 

- Microondas
Polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e limpe suavemente dentro e fora do microondas, finalize passando um pano úmido. Depois, num refratário com água, misture 1 col. (sopa) de vinagre e coloque 5 min em potencia alta, deixe lá dentro por 3 min descansando e pronto! 

- Remover odores das esponjas 
Mergulhe a esponja com um mau cheiro em uma solução com 4 col. (sopa) de bicarbonato de sódio dissolvido em 1L de água morna. Isso eliminará toda a sujeira. Deixe ela secar bem. 

- Limpar o forno
Polvilhe bicarbonato de sódio no fundo do forno. Salpique com água para umedecer o bicarbonato de sódio. Deixe repousar durante a noite. Na parte da manhã, esfregue e remova o bicarbonato de sódio e a sujeira com uma esponja. Se estiver muito engordurado deixe um pouco de vinagre sobre a gordura por 15 minutos antes de começar a limpeza. Fica novinho em folha. 

- Máquina de lavar louça
Para desinfetar periodicamente a máquina de lavar louça e acabar com a gordura impregnada, encha o depósito de detergente com vinagre e faça um ciclo de lavagem curto com a máquina vazia. 

- Copos cintilantes
Para deixar os copos de vidro mais brilhantes, basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. Em seguida, lave os copos com detergente. O vinagre age contra a gordura e o vidro ainda fica mais transparente. 

- Polir prata 
Faça uma pasta com 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água (essa parte pode ser xícara, colher, use nessas proporções, dependendo do tamanho do seu objeto). Esfregue a prata com um pano limpo ou esponja. Enxágue bem e seque. 

 
NA LAVANDERIA 

- Usar no lugar do amaciante 
O uso do vinagre na lavagem das roupas também diminui o gasto de água para o enxágue das peças, pois diminui a espuma e assim você enxágua as roupas com mais facilidade e economiza água. Além disso, o vinagre faz com que as cores durem mais tempo e evita a eletricidade estática. Também faz com que as suas toalhas fiquem mais macias e as suas as meias de nylon durem mais tempo. Para aumentar a potência do detergente líquido, adicione ½ xícara (chá) de bicarbonato de sódio na lavagem. Um melhor equilíbrio do pH na lavanderia deixa mais limpo, mais fresco e mais brilhante. 

- Manchas em roupa
Com o tempo, as roupas brancas tendem a ficar amareladas, principalmente nas áreas das axilas e colarinhos. Para tirar esse aspecto envelhecido das peças encha um balde com água fervente, acrescente 1 col. (sopa) de sal e 1 col. (sopa) de bicarbonato de sódio. Lave a peça com a mistura e, em seguida, enxágue bem com água limpa. 
Para remover manhas faça uma pasta utilizando 1 col. (sopa) de vinagre de álcool ou vinho branco e 1 col. (sopa) de bicarbonato de sódio. Aplique sobre as manchas e espere alguns minutos. Depois, é só enxaguar com água limpa. Mas lembre-se, toda mancha tem que ser tratada logo, se acumular por muito tempo pode não sair completamente.
E para que as roupas pretas novas não desbotem facilmente, misture 1 col. (sopa) de vinagre de álcool ou vinho branco para 1L de água e deixe de molho por 15 min, depois lave normalmente.

- Limpar máquina de lavar roupa
Adicione 1 copo de vinagre na maquina vazia e faça um ciclo normal de lavagem uma vez por mês. Isto elimina todos os resíduos de sabão acumulado.

- Nos sapatos
Use o bicarbonato ao invés do talco. Ajuda a não dar chulé porque absorve bem a umidade. Mas o sapato também deve estar limpo e bem seco.

- Ferro de passar
Para eliminar os depósitos de minerais que se formam nos ferros de passar, encha o mesmo com partes iguais de água e de vinagre, ligue o botão do vapor e desligue. Deixe o ferro esfriar, esvazie, encha novamente com água fresca, esvazie e deixe secar.



OUTROS

- Limpar vidros e espelhos
Faça uma mistura de 2 copos de água com ¼ copo de vinagre, armazene em um borrifador e pulverize nas janelas e espelhos. Seque com um pano que não solte pelos ou com uma folha de jornal. 

- Limpar rejuntes
Aplique o vinagre puro nos rejuntes e deixe agir por 1h. Esfregue com uma escovinha e limpe com água. Ou se a sujeira estiver muito impregnada faça uma pasta com o vinagre e o bicarbonato de sódio, deixe agir e esfregue com uma escovinha, depois é só passar pano com água.
Ajuda muito também na limpeza de superfícies, como em banheiras e pias, mesmo em caso de fibra de vidro e azulejo brilhante, não risca. Polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e esfregue levemente, como de costume. Enxágue bem e seque. Para maior poder de limpeza, faça uma pasta de bicarbonato de sódio, sal e sabão líquido, aplique e deixe agir por 5 min, depois é só esfregar e enxaguar. 

- Limpeza de pisos 
Remove sujeira e gordura (sem marcas de arranhões indesejados) de pisos e azulejos. Coloque 1/2 xíc. de bicarbonato de sódio em um balde de água morna, use o esfregão ou rodo e enxague.
O vinagre é também é uma excelente alternativa ecológica aos tradicionais líquidos de limpeza para o chão. Basta adicionar ¼ copo de vinagre a um balde de água. Tenha atenção, porém, que esta solução de limpeza não pode ser utilizada no mármore (o vinagre pode riscá-lo), nem na madeira (pode perder o brilho).

- Paredes
Faça uma solução usando vinagre e água morna em partes iguais e aplique sobre as manchas nas paredes. Esfregue usando um pano macio até que a sujeira desapareça. O produto pode ser usado para limpar rabiscos nas paredes, marcas de sapatos ou de móveis. O vinagre branco é uma solução rápida para remover essas manchas sobre a pintura.

- Tapetes e carpetes
Acabe com as manchas em tapetes usando uma medida de água morna com a mesma medida de vinagre. Além de limpar, a mistura deixa a cor do tapete mais viva. 

- Mofo
Primeiro tire o bolor com pano seco. Depois passe um pano embebido em 50ml de água sanitária em um 1L de água. Deixe secar e passe o vinagre (1 copo de vinagre para 1 copo de água). Essa limpeza você pode fazer toda semana.

- Armários
Para desinfetar os armários e acabar com o odor de mofo, retire os objetos e roupas e deixe dentro do móvel por uma noite um recipiente com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido no líquido. 

- Eliminar odores de urina e fezes
Para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos, primeiro é necessário remover os resíduos. Depois, limpar o local com um pano embebido em uma solução com 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre. Para finalizar, é só aplicar um pouco do produto puro sobre a área e deixar secar naturalmente. 

- Cabeça do chuveiro
A água cria depósitos de minerais nas cabeças dos chuveiros que necessitam de ser limpos periodicamente. Encha o fundo de um saco plástico com vinagre, coloque a cabeça do chuveiro dentro do mesmo e deixe de molho de um dia para o outro. Na manhã seguinte, passe por água.

- Limpeza da cortina de chuveiro
Limpe e desinfete a sua cortina de chuveiro aplicando bicarbonato de sódio diretamente em uma esponja limpa e úmida. Esfregue, enxague e pendure para secar.

- Lavagem de carro 
Use bicarbonato de sódio para limpar os faróis, cromo, janelas, rodas, bancos e tapetes de vinil sem se preocupar com marcas de arranhões indesejados. Usar uma solução de 1/4 de copo de bicarbonato de sódio 1/4 de um galão de água morna. Aplicar com uma esponja ou pano macio para remover sujeira de estrada, seiva de árvore e insetos. Para remover manchas difíceis usar bicarbonato de sódio aspergido sobre uma esponja ou escova macia.  
- Tela de TV e computador
Para limpar telas de TV e computador, coloque um pouco de vinagre em um papel toalha macio ou pedaço de papel higiênico. Depois, é só passar na tela. 

Gostaram das dicas?? Comecem a aplicar em casa, vocês vão economizar e ainda ajudar a cuidar do nosso meio ambiente! 

 Segue a passagem que falei no vídeo: 

 “Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:40-42 

 bjs


20 comentários:

  1. Ótimas dicas! Vou usar com certeza!!! Beijão

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas para limpeza das tampas do fogão. Excelente

    ResponderExcluir
  3. Amei suas dicas. Agradeço muito! Compartilhar com minhas irmãs e amigas

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelo seu tempo dedicado a nós. Q Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  5. Menina não posso me conter diante do q aconteceu! Descobri teu vídeo sobre limpeza com bicarbonato e vinagre de álcool. Estou testando. Massss...o piso da minha área de serviço é de revestimento o q gerou mts arranhões neste 15 anos. Então de cinza o piso está como q encardido. Procuro manter limpo com cuidado mas a aparência permanecia horrorosa e já esperando em Deus a oportunidade de troca -lo mas sem expectativa. Hj resolvi testar o vinagre e o bicarbonato. O resultado foi surpreendente! O piso ficou como novo!
    Compartilho isto pq deve haver mts mulheres com o mesmo problema q eu mas agora descobri a solução. Deus é fiel! Brigaduuuu por ter sido canal de bênçãos na minha vida.
    Agora é partir pra limpar o resto da área. Uhuhuhuhuhu!

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de dicas que nós ajude a remover a gordura de tampas de panelas de vidro.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se essa solução serve para limpar piso, cerâmica e vaso preto, deixando limpo e brilhnte

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se essa solução serve para limpar piso, cerâmica e vaso preto, deixando limpo e brilhnte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina, eu não tenho nada preto aqui, então nunca testei, mas o que já vi a respeito é que por causa da acidez do vinagre ele pode manchar ou danificar a cor. Não pode usar nada a base de cloro e nem água sanitária, o mais indicado é detergente neutro e aguá!

      Excluir
  9. Que dicas excelentes! Muito bom...
    Visite nosso site tb.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Oi Rosemary! Já tem um post no blog dando dicas para limpar sofás, confira nesse link:
      https://carlanamedida.blogspot.pt/2016/09/como-limpar-o-sofa.html

      Excluir
  11. Adorei suas dicas e realmente temos q cuidar do nosso lar c/prods naturais...baratos e cuidar principalmente de nós e de nossa família...Parabéns 👏👏 Amei. 🤗

    ResponderExcluir