22 junho 2015

Limpeza com Vinagre e Bicarbonato

Deus é perfeito e criou todas as coisas perfeitas. Ele pensou em tudo ao criar o homem, inclusive em materiais de limpeza! Você não precisa gastar horrores no mercado comprando um produto para cada coisa, existem produtos naturais que fazem todo esse serviço por muito menos custo! E assim é com o vinagre e o bicarbonato!

Além de ser um excelente tempero para saladas, o vinagre ainda tem muitas outras utilidades! Na hora da faxina ele pode ser um aliado poderoso! Diferente dos outros produtos de limpeza encontrados no mercado, ele é livre de substâncias tóxicas, é ecologicamente correto, e tem um custo bem menor.

Por ter alta concentração de ácido acético, essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. O mais indicado para esse fim é o vinagre de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores.

Já o bicarbonato de sódio, muito usado para problemas estomacais, para limpeza dos dentes, em fermentos de bolo e refrigerantes, é uma sustância levemente alcalina que tem a capacidade de liberar dióxido de carbono gasoso, é um excelente detergente ao entrar em contato com a gordura.

Assista ao vídeo para ver algumas dicas dos efeitos milagrosos desses dois produtos! 




Abaixo mais dicas de onde e como esses dois produtos podem ser usados em casa, e não são poucas as opções ein!


 NA COZINHA 

- Limpar panelas, potes e travessas com gordura ou com odor 
Juntando esses elementos você utiliza muito menos sabão e economiza água também, pois a lavagem fica muito mais fácil! Encha a panela suja com água, só até cobrir o fundo, não precisa de muita água. Deixe ferver com 2 col. (sopa) de vinagre. Jogue a água fora e esfregue com a esponja. 
Para manchinhas em peças de inox, umedeça a esponja do lado macio, jogue um pouco de bicarbonato e esfregue a peça. É ótimo também quando fica aqueles queimados no fundo da panela. Se a mancha não sair, deixe o bicarbonato agindo por 2h. A mancha sai sem esforço e ainda deixa a superfície brilhante. A técnica vale para vasilhas de alumínio, inox e vidro e também pode ser aplicada em torneiras
Os potes de plástico tendem a ficar com o odor dos alimentos. Para que isso não aconteça jogue o vinagre e o bicarbonato, esfregue e enxague. Guarde o pote aberto e bem seco.
Também serve para tirar o cheiro na garrafa térmica! Coloque bicarbonato com água fervendo dentro da garrafa e deixe 1 horinha de molho. 

- Limpar geladeira 
Não esqueça de sempre desligar a geladeira para limpá-la! Primeiro faremos a limpeza, molhamos uma espoja do lado macio em uma solução com 8 gotas de detergente neutro em 1L de água, passe por toda a geladeira. Depois, desinfete utilizando vinagre num pano limpo por toda a geladeira, inclusive nas paredes e nas divisões plásticas. Finaliza desodorizando, aplicando o bicarbonato em um pano úmido e passando por toda a geladeira novamente. Também age como bactericida. Para finalizar, mantenha uma vasilha com bicarbonato de sódio aberta em uma das prateleiras, ajuda a absorver os odores. Mexa o bicarbonato uma vez por semana. 

- Lixeira 
Para evitar os maus odores da lixeira é só jogar um pouco de bicarbonato no fundo dela e colocar o saco normalmente. 

- Limpar ralo da pia
Para dar um bom hálito ao ralo da pia e acabar com a gordura que se acumula no encanamento podendo causar entupimentos, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre (nesse caso não precisa ser necessariamente o de álcool). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente. O mesmo pode-se fazer no ralo do banheiro. 

- Microondas
Polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e limpe suavemente dentro e fora do microondas, finalize passando um pano úmido. Depois, num refratário com água, misture 1 col. (sopa) de vinagre e coloque 5 min em potencia alta, deixe lá dentro por 3 min descansando e pronto! 

- Remover odores das esponjas 
Mergulhe a esponja com um mau cheiro em uma solução com 4 col. (sopa) de bicarbonato de sódio dissolvido em 1L de água morna. Isso eliminará toda a sujeira. Deixe ela secar bem. 

- Limpar o forno
Polvilhe bicarbonato de sódio no fundo do forno. Salpique com água para umedecer o bicarbonato de sódio. Deixe repousar durante a noite. Na parte da manhã, esfregue e remova o bicarbonato de sódio e a sujeira com uma esponja. Se estiver muito engordurado deixe um pouco de vinagre sobre a gordura por 15 minutos antes de começar a limpeza. Fica novinho em folha. 

- Máquina de lavar louça
Para desinfetar periodicamente a máquina de lavar louça e acabar com a gordura impregnada, encha o depósito de detergente com vinagre e faça um ciclo de lavagem curto com a máquina vazia. 

- Copos cintilantes
Para deixar os copos de vidro mais brilhantes, basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. Em seguida, lave os copos com detergente. O vinagre age contra a gordura e o vidro ainda fica mais transparente. 

- Polir prata 
Faça uma pasta com 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água (essa parte pode ser xícara, colher, use nessas proporções, dependendo do tamanho do seu objeto). Esfregue a prata com um pano limpo ou esponja. Enxágue bem e seque. 

 
NA LAVANDERIA 

- Usar no lugar do amaciante 
O uso do vinagre na lavagem das roupas também diminui o gasto de água para o enxágue das peças, pois diminui a espuma e assim você enxágua as roupas com mais facilidade e economiza água. Além disso, o vinagre faz com que as cores durem mais tempo e evita a eletricidade estática. Também faz com que as suas toalhas fiquem mais macias e as suas as meias de nylon durem mais tempo. Para aumentar a potência do detergente líquido, adicione ½ xícara (chá) de bicarbonato de sódio na lavagem. Um melhor equilíbrio do pH na lavanderia deixa mais limpo, mais fresco e mais brilhante. 

- Manchas em roupa
Com o tempo, as roupas brancas tendem a ficar amareladas, principalmente nas áreas das axilas e colarinhos. Para tirar esse aspecto envelhecido das peças encha um balde com água fervente, acrescente 1 col. (sopa) de sal e 1 col. (sopa) de bicarbonato de sódio. Lave a peça com a mistura e, em seguida, enxágue bem com água limpa. 
Para remover manhas faça uma pasta utilizando 1 col. (sopa) de vinagre de álcool ou vinho branco e 1 col. (sopa) de bicarbonato de sódio. Aplique sobre as manchas e espere alguns minutos. Depois, é só enxaguar com água limpa. Mas lembre-se, toda mancha tem que ser tratada logo, se acumular por muito tempo pode não sair completamente.
E para que as roupas pretas novas não desbotem facilmente, misture 1 col. (sopa) de vinagre de álcool ou vinho branco para 1L de água e deixe de molho por 15 min, depois lave normalmente.

- Limpar máquina de lavar roupa
Adicione 1 copo de vinagre na maquina vazia e faça um ciclo normal de lavagem uma vez por mês. Isto elimina todos os resíduos de sabão acumulado.

- Nos sapatos
Use o bicarbonato ao invés do talco. Ajuda a não dar chulé porque absorve bem a umidade. Mas o sapato também deve estar limpo e bem seco.

- Ferro de passar
Para eliminar os depósitos de minerais que se formam nos ferros de passar, encha o mesmo com partes iguais de água e de vinagre, ligue o botão do vapor e desligue. Deixe o ferro esfriar, esvazie, encha novamente com água fresca, esvazie e deixe secar.



OUTROS

- Limpar vidros e espelhos
Faça uma mistura de 2 copos de água com ¼ copo de vinagre, armazene em um borrifador e pulverize nas janelas e espelhos. Seque com um pano que não solte pelos ou com uma folha de jornal. 

- Limpar rejuntes
Aplique o vinagre puro nos rejuntes e deixe agir por 1h. Esfregue com uma escovinha e limpe com água. Ou se a sujeira estiver muito impregnada faça uma pasta com o vinagre e o bicarbonato de sódio, deixe agir e esfregue com uma escovinha, depois é só passar pano com água.
Ajuda muito também na limpeza de superfícies, como em banheiras e pias, mesmo em caso de fibra de vidro e azulejo brilhante, não risca. Polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e esfregue levemente, como de costume. Enxágue bem e seque. Para maior poder de limpeza, faça uma pasta de bicarbonato de sódio, sal e sabão líquido, aplique e deixe agir por 5 min, depois é só esfregar e enxaguar. 

- Limpeza de pisos 
Remove sujeira e gordura (sem marcas de arranhões indesejados) de pisos e azulejos. Coloque 1/2 xíc. de bicarbonato de sódio em um balde de água morna, use o esfregão ou rodo e enxague.
O vinagre é também é uma excelente alternativa ecológica aos tradicionais líquidos de limpeza para o chão. Basta adicionar ¼ copo de vinagre a um balde de água. Tenha atenção, porém, que esta solução de limpeza não pode ser utilizada no mármore (o vinagre pode riscá-lo), nem na madeira (pode perder o brilho).

- Paredes
Faça uma solução usando vinagre e água morna em partes iguais e aplique sobre as manchas nas paredes. Esfregue usando um pano macio até que a sujeira desapareça. O produto pode ser usado para limpar rabiscos nas paredes, marcas de sapatos ou de móveis. O vinagre branco é uma solução rápida para remover essas manchas sobre a pintura.

- Tapetes e carpetes
Acabe com as manchas em tapetes usando uma medida de água morna com a mesma medida de vinagre. Além de limpar, a mistura deixa a cor do tapete mais viva. 

- Mofo
Primeiro tire o bolor com pano seco. Depois passe um pano embebido em 50ml de água sanitária em um 1L de água. Deixe secar e passe o vinagre (1 copo de vinagre para 1 copo de água). Essa limpeza você pode fazer toda semana.

- Armários
Para desinfetar os armários e acabar com o odor de mofo, retire os objetos e roupas e deixe dentro do móvel por uma noite um recipiente com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido no líquido. 

- Eliminar odores de urina e fezes
Para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos, primeiro é necessário remover os resíduos. Depois, limpar o local com um pano embebido em uma solução com 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre. Para finalizar, é só aplicar um pouco do produto puro sobre a área e deixar secar naturalmente. 

- Cabeça do chuveiro
A água cria depósitos de minerais nas cabeças dos chuveiros que necessitam de ser limpos periodicamente. Encha o fundo de um saco plástico com vinagre, coloque a cabeça do chuveiro dentro do mesmo e deixe de molho de um dia para o outro. Na manhã seguinte, passe por água.

- Limpeza da cortina de chuveiro
Limpe e desinfete a sua cortina de chuveiro aplicando bicarbonato de sódio diretamente em uma esponja limpa e úmida. Esfregue, enxague e pendure para secar.

- Lavagem de carro 
Use bicarbonato de sódio para limpar os faróis, cromo, janelas, rodas, bancos e tapetes de vinil sem se preocupar com marcas de arranhões indesejados. Usar uma solução de 1/4 de copo de bicarbonato de sódio 1/4 de um galão de água morna. Aplicar com uma esponja ou pano macio para remover sujeira de estrada, seiva de árvore e insetos. Para remover manchas difíceis usar bicarbonato de sódio aspergido sobre uma esponja ou escova macia.  
- Tela de TV e computador
Para limpar telas de TV e computador, coloque um pouco de vinagre em um papel toalha macio ou pedaço de papel higiênico. Depois, é só passar na tela. 

Gostaram das dicas?? Comecem a aplicar em casa, vocês vão economizar e ainda ajudar a cuidar do nosso meio ambiente! 

 Segue a passagem que falei no vídeo: 

 “Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:40-42 

 bjs


15 comentários:

  1. Ótimas dicas! Vou usar com certeza!!! Beijão

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas para limpeza das tampas do fogão. Excelente

    ResponderExcluir
  3. Amei suas dicas. Agradeço muito! Compartilhar com minhas irmãs e amigas

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelo seu tempo dedicado a nós. Q Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  5. Menina não posso me conter diante do q aconteceu! Descobri teu vídeo sobre limpeza com bicarbonato e vinagre de álcool. Estou testando. Massss...o piso da minha área de serviço é de revestimento o q gerou mts arranhões neste 15 anos. Então de cinza o piso está como q encardido. Procuro manter limpo com cuidado mas a aparência permanecia horrorosa e já esperando em Deus a oportunidade de troca -lo mas sem expectativa. Hj resolvi testar o vinagre e o bicarbonato. O resultado foi surpreendente! O piso ficou como novo!
    Compartilho isto pq deve haver mts mulheres com o mesmo problema q eu mas agora descobri a solução. Deus é fiel! Brigaduuuu por ter sido canal de bênçãos na minha vida.
    Agora é partir pra limpar o resto da área. Uhuhuhuhuhu!

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de dicas que nós ajude a remover a gordura de tampas de panelas de vidro.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se essa solução serve para limpar piso, cerâmica e vaso preto, deixando limpo e brilhnte

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se essa solução serve para limpar piso, cerâmica e vaso preto, deixando limpo e brilhnte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina, eu não tenho nada preto aqui, então nunca testei, mas o que já vi a respeito é que por causa da acidez do vinagre ele pode manchar ou danificar a cor. Não pode usar nada a base de cloro e nem água sanitária, o mais indicado é detergente neutro e aguá!

      Excluir