Como organizar a despensa e usando o Google Keep para lista de mercado!

 Recebi vários potes da Sanremo e compartilhei com vocês como organizar a despensa de forma que fique tudo visivel e não haja desperdício!

Eu escolhi esse modelo da linha fácil com a tampa rosa. Ele não é hermético, o que é até recomendado para que os alimentos se mantenham por mais tempo e evite os bichinhos, mas eu quis testar com esse modelo porque ele tem um valor mais acessível para recomendar pra vocês. Comprar potes para uma despensa grande pode ficar um pouco caro, mas não tem desculpa para organizar sua despensa! Você ainda pode reaproveitar vidros e embalagens. 

Como organizar despensa


Escolha os potes no tamanho que você costuma comprar os pacotes de alimentos. Eu acabei escolhendo esses que cabem no geral 500g e 1kg que é a maioria das embalagens.  E prefira todos do mesmo modelo porque você consegue empilhar e transparentes para visualizar mais facilmente.

Coloque etiquetas com os nomes tanto para identificar quanto para repor depois, para saber onde vai cada coisa, assim todos da casa conseguem saber. 

Eu uso essas etiquetas com gis liquido porque são laváveis e se eu trocar o conteúdo é só reescrever, mas você pode fazer como preferir.

Lembre sempre de anotar as validades dos produtos que você retirar das embalagens. Eu recorto e colo no fundo.

Como organizar a despensa


Não misture nos potes alimentos de validades diferentes, deixe terminar para depois repor, ou se sobrou só um restinho, retire coloque o novo por baixo e o velho por cima.

As cestinhas também ajudam muito a categorizar os itens que não vão nos potes como guloseimas, enlatados, etc.

cestas para organizar despensa



Também é uma ótima solução para guardar os estoques. Eu não costumo estocar porque tenho pouco espaço, inclusive fica essa dica. Se seu espaço é pequeno, não compre coisas a mais do que ele suporta. Faça compras menores e com mais frequência, precisamos trabalhar com o que temos, é melhor do que uma cozinha superlotada e bagunçada onde os alimentos se perdem e estragam porque você não os acha.

Atualmente separei um gavetão para fazer de despensa porque acho super prático de acessar todos os itens, mas essas dicas valem também para as prateleiras.

Antes - Usando só as cestas para categorizar. Deixava os produtos na embalagem fechados com uma travinha própria.

Como organizar despensa

Depois - Cada produto em um pote, nada de embalagens abertas!
Como organizar despensa


Pra que não falte nada eu sempre verifico o que está acabando e vou anotando em uma planilha no celular. Eu uso o aplicativo Keep Notes ou Google Keep que é gratuito. 

Aplicativo para Lista de compras


Você pode compartilhar a lista com outros membros da casa, desde que eles tenham o app também, você só vai precisar do e-mail dele, assim todos podem anotar e ver o que falta e se algum deles for ao mercado já sabem o que tem que comprar.

Antes eu fazia no papel, mas além de gastar muitos bloquinhos pra isso tinha sempre que reescrever tudo e só eu tinha acesso a lista, assim ficou mais prático, como está no celular não corro o risco de chegar no mercado e não leva-la, está sempre comigo! 

Outra dica para fazer compras assertivas é ter um cardápio semanal. Tenho testado um novo esquema aqui em casa e em breve compartilho com vocês.

Confira também essas dicas de como armazenar e conservar seus alimentos por mais tempo.

Bjinhos

Deus abençoe vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário