Como poupar: mercado, gás, cozinha | parte 1

Mais do que nunca precisamos ser sábios para gerir nossas finanças. Vou te dar algumas dicas que tenho aplicado aqui para poupar com algumas despesas domésticas. Nesse post falo sobre poupar nas compras de mercado, na hora de cozinhar, gás, lavar a louça, tudo relacionado a cozinha!

Mercado

- Comece organizando a sua despensa e geladeira para não comprar coisas repetidas e nem deixar as validades passarem e acabar jogando coisa fora.

- Leve uma lista com o que você realmente precisa comprar. Veja se faz sentido estocar coisas e comprar só porque está na promoção e não compre quantidades que você não vai conseguir consumir antes da validade. Lembre sempre de armazenar adequadamente em potes ou sacos vedados e na geladeira. Também pode congelar porções e fazer o branqueamento dos legumes para durar mais tempo.

Fica aqui uma dica de aplicativo para você ter a sua lista de compras sempre com você e ainda pode partilhar com outras pessoas da casa que também vão as comprar, assim todos sabem o que precisa comprar, chama Google Keep.

- Baixe aqui um modelo de cardápio semanal . Planejar as refeições vai facilitar na hora de montar sua lista de compras. Reinvente as receitas, utilize produtos da época que são mais baratos, substitua as carnes, pode fazer de panela, desfiado (por exemplo, ao invés do peito use outra parte do frango mais barata), com molho, etc. Outra dica é reaproveitar a água de cozimento para fazer outros pratos como  cozinhar o arroz, sopas, etc.

- Varie os tipos de coisa que compra por mês. Ex.: esse mês compro lentilha, mês que vem grão de bico, etc. Assim pode comer coisas variadas e não gasta tudo de uma vez.

- Embalagens maiores costumam ter mais vantagem, principalmente para produtos de limpeza. Outra dica é comprar produtos concentrados que rendem mais e você pode até diluir. 


Louça 

Potencialize seu detergente diluindo com água e vinagre, isso facilita a desengordurar e você vai gastar menos produtos, água e tempo! Mais dicas para lavar a louça mais rápido aqui!

 

Gás

- Use o forno para aquecer mais de um ingrediente de uma única vez, ou pelo menos aproveite que ele já está quente e coloque outro logo em seguida. Mantenha a porta fechada.

- Fechar as panelas também acelera o cozimento. Corte os legumes legumes menores e não coloque muita água. Utilize o tamanho certo da panela para a quantidade de comida.

DICA: as panelas de inox mantem o calor por mais tempo, assim você pode desligar o fogo antes que ela continua cozinhando.

- A panela de pressão também ajuda a economizar tempo e gás! No caso de grãos, deixe de molho no mínimo 2h antes, de preferência de um dia para outro, assim ainda reduz mais o tempo de cozimento. 

- Mantenha as bocas do fogão limpas, sem obstrução para que o fogo saia bem e cuidado com as janelas e portas abertas para não prejudicar a chama.

- Cozinhe menos vezes. Prepare uma quantidade maior de uma única vez e congele para não estragar nada na geladeira. Pode preparar para a semana ou para o mês. Use a mesma água e panela e já cozinhe vários legumes juntos para fazer o branqueamento. 

- Na hora de consumir deixe os alimentos descongelarem naturalmente para não precisar usar o micro ondas ou aquecer água, é só descer do frrezer para a parte de baixo da geladeira de um dia para outro. Se o clima estiver muito frio deixe fora da geladeira, não estraga.



A situação está pesada demais por aí, a crise financeira, questões de saúde ou você perdeu alguém próximo? Posso orar por você? Me mande uma mensagem!

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11:28-30
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário