16 dezembro 2019

Conhecendo Portugal – Castelo de Palmela


O Castelo de Palmela, localiza-se no concelho (cidade) do mesmo nome, Palmela, que fica na margem sul de Lisboa, distrito de Setúbal.


O castelo fica a 240 metro acima do nível do mar, numa posição geográfica estratégica em outros tempos, possibilitando a comunicação com os castelos circundantes das linhas do Tejo e do Sado
Hoje, podemos desfrutar dessa vista de 360º, podendo visualizar a cidade de Lisboa, o rio Tejo e o Sado, a península de Tróia em Setúbal, é muito lindo!

O conjunto fortificado é resultado de várias reparações, reconstruções e ampliações.

Com ocupação islâmica entre os séculos VIII-XII, foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1147 e definitivamente recuperado por D. Sancho I.
Dentro das muralhas encontram-se a Pousada, Igreja de Santiago, ruínas da Igreja de Sta. Maria e um Posto de turismo com lojas de artesanato, produtos regionais e um Café.
A linha interna, mais antiga, remonta aos séculos XII e XIII com duas torres cilíndricas e a torre de menagem.
A linha intermediária, erguida no século XV, é composta por muralhas mais robustas, onde está as ruínas da Igreja de Santa Maria, o Convento e a Igreja de Santiago.
Na linha mais externa, edificada no século XVIII, foi integrada por modernos baluartes, revelins e tenalhas, visando resistir aos tiros da artilharia.

Igreja de Santiago e convento
A igreja data da secunda metade do século XV, estilo tardo-gótico, possuí azulejos do século XVII e XVIII. Já o convento foi recuperado e desde os anos 70 se tornou Pousada.

Igreja de Santa Maria do Castelo
Fundada no século XII, foi a primeira Paroquia de Palmela. Sofreu com o terremoto de 1755 e encontra-se em ruínas.

E essa é mais uma parte histórica aqui de Portugal para vocês. A visita é gratuita e a melhor forma de chegar é de carro. Sei que há comboio até Palmela, porém de lá a pé fica um pouco longe, cerca de 40 minutos e não sei se há algum outro transporte, então se puder alugar um carro, já aproveita e conhece toda a região da margem Sul. Já mostrei vários lugares aqui no blog como: Casa da Cerca, Cristo Rei e Cacilhas, na região de Almada. E ainda, se for na época do verão as praias da Costa da Caparica, Lagoa de Albufeira e Serra da ArrábidaVale a pena!


E lembrem-se que assim como as muralhas do castelo eram erguidas para proteção das cidades “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.” Salmos 46:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário