Como ter motivação e casa limpa e organizada todos os dias

Cansada da correria e do acúmulo de bagunça? Confiram as 9 tarefas inspiradas no método Fly Lady para você fazer todos os dias que vão agilizar sua rotina, além de fazer você se sentir mais motivada e feliz com sua casa e com você mesma!

1 - FAÇA A SUA PILHA BRILHAR (babystep 1)

Pia brilhando nos ajuda a ter uma manhã tranquila. Essa é uma parte da rotina que deve ser feita todas as noites antes de dormir. Lave toda a louça e de preferência já guarde tudo, deixe a pia seca e limpa para o próximo dia.

Mas não vale entrar em conflito com marido e filhos. Converse com eles, explique como e porque você está fazendo isso, peça a colaboração, mas se alguém deixar um copo ou molhar a pia que você acabou de limpar relaxe, não surte, não vale a pena brigar por tão pouco.


2-  SE LIVRE DOS HOTSPOT POR 2 MINUTOS (babystep 6)

Vamos encontrar os Hotspots da casa. Tratam-se de quaisquer superfícies planas onde as tralhas se acumulam. Pegue seu timer, programe-o para 2 minutos e limpe as superfícies planas.

Quando essas superfície estão cobertas de coisas, nos sentimos sobrecarregadas também. Libere as mesas, cadeiras, etc.

As crianças sofrem com esse problema também. Elas têm tanta coisa em seus quartos que não sabem nem com o que brincar. Livre-se da tralha, encontre paz e ajude-os a aproveitar o quarto deles. Com menos coisas, eles serão capazes de focar no que eles precisam fazer.

E principalmente ao final de cada dia, retorne tudo para o seu devido lugar.

 

3-  LAVE AS ROUPAS TODOS OS DIAS (babystep 20)

Roupas são como pratos: se você usa todos os dias, tem que lavar. Elas não se limpam magicamente! Alguém tem que arregaçar as mangas e começar.

Uma carga de roupa por dia na máquina vai prevenir que o serviço acumule todo para os fins de semana. Não espere até que você esteja sobrecarregada!

Aqui eu não lavo todos os dias porque somos só eu e o marido e não lavo as roupas sempre que uso, na maioria das vezes deixo arejando e uso mais de uma vez. Mesmo assim, toda semana eu lavo uma máquina de roupas escuras e outra de roupas claras para não acumular demais. Já tiro do varal e guardo, tenho pendurado da melhor forma possível para não amassar e não ter que passar e evito ao máximo fazer isso aos finais de semana. A cada 15 dias lavo toalhas e roupas de cama.

Mesmo porque não tenho muito espaço para pendurar as roupas, não dá para lavar tudo de uma vez.


4- LIMPEZA VAPT VUPT NO BANHEIRO (babystep 24)

Recolha o lixo, dê uma limpada na pia e no vaso sanitário, jogue um produto. Eu gosto de aspirar para tirar pelos e cabelos do chão e as vezes passo um pano de microfibra seco para tirar manchas que ficam de pisadas. Assim não acumula. Nada pior do que usar um banheiro sujo e fedido.

O método Fly Lady também recomenda a faxina por zonas. Mostrei tudo para vocês aqui também!


5- PLANEJE SEU CARDÁPIO (babystep 27)

Planejar seu cardápio vai te ajudar a poupar tempo pensando em que fazer e também dinheiro porque você fará as compras certas e não haverá desperdícios. 

6 - CUIDE-SE (babystep 28)

Agora vamos falar um pouco de nós, além da casa você precisa se cuidar, se você não cuidar de si, então quem vai? Coma alimentos saudáveis, beba água, repouse.

Eu coloquei como meta fazer exercícios em casa mesmo de segunda a sexta, de 10 a 30 minutos. Também pode colocar como meta fazer uma caminhada. Também coloquei comer pelo menos uma fruta por dia – não gosto de frutas... E beber 2 a 3 garrafas de água (a minha tem 700ml), isso ajuda a medir a quantidade ingerida por dia.

Também reservo um tempo para ler, ouvir uma música, assistir algo ou fazer alguma atividade que gosto.

 

7 -  VISTA-SE COMPLETAMENTE (babystep 2)

Não é porque vamos ficar em casa e fazer tarefas domésticas que precisamos ficar mal acabadas. Não fique de pijama o dia inteiro, use suas melhores roupas também para ficar em casa, não guarde só para ocasiões especiais. Se for preciso use um avental na hora de cozinhar para não sujar a roupa e cuidado ao usar água sanitária, eu já praticamente não uso, há formas de substituir.

Vista-se de forma confortável, mas bela. Você e sua família merecem te ver bem cuidada todos os dias. Arrume seu cabelo, dá um trato na pele, você vai ver como sua autoestima vai melhor e vai ter até mais ânimo.

O hábito torna fácil aquilo que era difícil. Apenas persevere. A gente precisa fazer todos os dias para que se torne algo natural e não um peso,  não desista!

 

8- AFASTE AS VOZES RUINS  (babystep 5)

Identifique as coisas negativas que você fala, e transforme-as em coisas boas. Nossa vida é narrativa, como você tem narrado a sua? Você pode ficar dando ouvidos a vozes ruins que dizem que você é assim, que você é assado, que você tem o temperamento tal ou recebeu a educação tal, olhando sempre para o passado, ou você pode se dar conta de que não tem que olhar para trás, pois não está indo para lá.

O que aconteceu não te define, as misericórdias do Senhor se renovam todas as manhãs, e, com elas, a possibilidade de fazer tudo diferente HOJE.

Que tal narrar a sua história, a partir de agora, como a história de uma mulher de força que aceita e vence suas circunstâncias na força do Senhor?

Se você tem se sentido desanimada confiram esses 5 passos para ser uma mulher motivada .


9- PÁGINAS DE INSPIRAÇÃO (babystep 11)

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” Lamentações 3:21

Muitas vezes, tudo que precisamos é apenas lembrar dos nossos planos, dos nossos objetivos, do propósito para o qual fomos criadas. Trazer à memória tudo isso renova o nosso ânimo, nos dá força para progredir. Então, faça uma página de inspiração, com alguns versículos, algumas frases, algo que te traga esperança e alegria.


E aí, já pratica alguma dessas tarefas? O que falta ainda para você ter uma rotina mais leve?


Nenhum comentário:

Postar um comentário