Conhecendo Portugal: Vila e Castelo de Óbidos


A vila medieval de Óbidos fica no distrito de Leiria, próximo à Lisboa. É rodeada por muralhas, assim como Évora, mas bem pequena, é encantadora!



Assim que passar pela “Porta da Vila” será recebido com música criando toda uma atmosfera de viagem ao passado. Ali também há uma parede revestida de azulejos brancos e azuis com a temática da paixão de Cristo, mas quando eu fui estava sendo restaurada, não deu para fotografar...
Sua história remonta a um período anterior a Cristo e por lá passaram romanos, mouros e visigodos. Posteriormente, a cidade ficou conhecida como o “presente das rainhas”, pois ela fazia parte do dote de muitas delas.

Dentro das muralhas você pode ir percorrendo as ruazinhas estreitas cheias de casas brancas com detalhes amarelos e azuis e janelas floridas. Aproveite para explorar as lojinhas, restaurantes e experimentar o famoso licor de Ginga, um tipo de cereja selvagem, servido no copinho de chocolate!





Agora, se quiser ter uma vista panorâmica da cidade, suba na muralha! Você pode fazer todo o percurso, que são mais ou menos 1,5km ou ir subindo em alguns dos pontos. Nós não conseguimos fazer o percurso completo, ficamos com medo da altura, pois apesar de o percurso não ser muito estreito, tem muita gente indo e vindo e não há grades de proteção, então se for com crianças, muito cuidado!



Mas a principal atração da cidade é o Castelo de Óbidos, uma das Sete Maravilhas de Portugal. A entrada na vila e o passeio pelas muralhas é gratuito, mas para visitar o castelo você precisa se hospedar na Pousada do Castelo.

A vila está sempre cheia de turistas, mas vale muito a pena. Visitamos tudo em uma tarde, mas você pode ir para passar o dia se quiser comer e comprar lembrancinhas. Leve uma jaquetinha mesmo que seja verão, pois lá é mais frio. O clima tende a estar sempre nublado e venta bastante! Aproveite para visitar a vila também nos festivais, como o do chocolate e no natal.  Confira no site os dias e preços: www.obidos.pt 

Estacionar também pode ser um pouco caótico, mas se não encontrar lugar na rua, mesmo em frente ao Aqueduto, há um estacionamento pago e não é caro.
Então se você vier a Portugal, não deixe de separar um dia para conhecer essa cidadezinha histórica, você vai se apaixonar!

Deus abençoe vocês!

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Salmos 25:12

Um comentário:

  1. Muito legal seu post - vou indicar para uma amiga que está indo pra Portugal em janeiro.Voltei com o blog e estou com postagens diárias este mês; se puder, passe por lá.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir