Conhecendo Portugal – LX Factory e Docas

Hoje vou levar vocês para conhecer dois lugares super gostosos para passear e para comer a beira do Rio Tejo em Lisboa.

Já mostrei pra vocês um pouco de Cacilhas na margem sul e hoje iremos para a outra margem do rio com uma outra vista da Ponte 25 de Abril!


LX Factory
O LX Factory é um espaço criativo ocupado por empresas e profissionais da área das artes como moda, publicidade, comunicação, arquitetura, música, etc.

Foi construído no século XIX para produção e fiação de tecidos, era de fato uma indústria (daí o nome factory), a Companhia de Fiação e Tecidos Lisboenses. Depois foi ocupada pela tipografia Anuário Comercial de Portugal e mais tarde pela Gráfica Mirandela.

Com a diminuição das atividades fabris, o espaço da antiga fábrica foi-se degradando, até que em 2008 surge a LX Factory que se tornou uma fábrica de experiências para apresentar novas ideias e produtos e é acessível a todos.
No site você encontra mais informações de eventos e das empresas que funcionam aqui:


No dia que eu fui, num domingo, tinha feirinha com comidas, temperos, roupas, bijuterias e outros. Não sei se funciona só de final de semana, mas é uma ótima sugestão para comprar uma lembrancinha de Portugal!



 Ali também é cheio de restaurantes e cafés que funcionam também no período da noite. No site tem as informações de todos.


E inclusive tem até um Hostel, o The Dorm, super estiloso e ótimo para quem viaja e quer conhecer pessoas novas.
Todas as lojas são cheias de estilo, se você é do tipo que gosta dessas novidades e de coisas vintage, vai adorar!

Outro espaço que encanta é a livraria Ler Devagar, tem bastante livro legal, principalmente se você quiser algo específico de Portugal (culinária, guias turísticos, etc).

No prédio principal funcionam vários escritórios, mas você pode andar por ali e explorar. No primeiro andar tem algumas das antigas máquinas da Fábrica.

Também tem o LX Escape que são aquelas salas onde você tem 1h para desvendar as pistas e sair dela. Parece super divertido, fiquei com vontade de conhecer!

Não deixe de subir até o último andar desse prédio, na antiga sala de convívio dos trabalhadores. Dali temos uma vista bem legal da Ponte 25 de Abril e do Cristo Rei.

É aqui também que funciona o Gastrobar Rio Maravilha, numa homenagem ao Tejo e ao Rio de Janeiro e onde encontramos a estátua colorida de Leonel Moura, uma mulher de braços abertos como que imitando o Cristo Rei, os dois símbolos do Brasil em Portugal.


 Docas
Se você não é muito amante das artes e quiser só um lugar para relaxar a beira do Rio Tejo, bem alí perto ficam as Docas de Santo Amaro.

Os antigos armazéns do Porto de Lisboa, bem abaixo da Ponte 25 de Abril, foram restaurados e transformados em restaurantes e bares que funcionam tanto no período do dia como da noite. 
Se seguir reto nesse passeio você chegará em  Belém que também já vimos aqui no blog.
Aqui também é um terminal de cruzeiros, e a marina tem capacidade para cerca de 330 embarcações.


 Outro lugar para comer próximo daqui é o Timeout Lisboa no Cais de Sodré. Várias sugestões para vocês!

Se não puder gastar muito, venha pelo menos caminhar e tirar umas fotos como eu fiz, vale a pena curtir o momento para relaxar!

Espero que tenham gostado. Se você já veio em algum desses lugares escreva aqui para eu saber! E se tiver mais sugestões também me falem!

Bjos

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Efésios 2:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário