Conhecendo Portugal – Porto (parte 1)

Porto é a segunda cidade mais importante de Portugal, muito conhecida pelo vinho do Porto. É a cidade que deu origem ao nome do país – Portugal.
Fizemos um tour pelos principais pontos da cidade em 2 dias com aqueles famosos ônibus de turismo, vale muito a pena se você quer conhecer um lugar em poucos dias, assim você escolhe os pontos de mais interesse, mas se preferir pode fazer os trajetos caminhando também. No centro histórico fica a maior parte dos pontos turísticos.

Hoje vou mostrar para vocês os lugares que passamos circulados no mapa:
Como já tivemos o custo do ônibus, optamos por não entrar nos lugares pagos.
Vamos começar pela Estação de comboio (trem) de São bento. Daqui você consegue ir para outras cidades portuguesas, mas mesmo que não vá fazer uma viagem, vale a pena entrar para apreciar os painéis de azulejos portugueses cheios de história!





 Outro ponto que vale a visita é na Sé do Porto, um dos monumentos mais antigos de Portugal. Mesmo que você não entre, como nós também não entramos, vale a pena por conta da arquitetura e também porque tem um miradouro que dá para ver boa parte da cidade, bem legal!





Aquele prédio de destaque na foto acima é a Torre dos Clérigos, ela faz parte da Igreja dos Clérigos. Tem seis andares e 75 metros de altura, que sobem por uma escada em espiral com 240 degraus. Era, na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal. Nós não subimos, mas para quem tiver interesse os bilhetes variam entre 3 a 5 euros.
Um pouco mais a frente da Torre dos Clérigos se encontra a Praça Gomes de Teixeira, conhecida como Praça dos leões. É aqui também que fica localizada a Universidade do Porto.
Em frente à Universidade, fica a Igreja das Carmelitas e a Igreja do Carmo. Na lateral do prédio tem um painel de azulejos que conta a história da criação da ordem das carmelitas. Nessa época os painéis tinham função de embelezar, educar e proteger.
E ali perto fica a Livraria Lello , vale muito a visita pela decoração que é fantástica. É a terceira livraria mais bonita do mundo e foi um dos lugares que a autora de Harry Poter se inspirou. Não podia tirar foto lá dentro, mas dá uma olhadinha no site, é bem legal!
E por último no nosso passeio de hoje, não podia faltar a Avenida dos Aliados e a Praça da Liberdade, a principal avenida e praça do Porto. A beleza fica por conta da arquitetura dos prédios antigos!

E logo ao fundo fica a Câmara Municipal do Porto, a prefeitura do Porto.

A estátua é de Dom Pedro IV, para os brasileiros, Dom Pedro I.
Em breve solto a parte 2 com mais pontos turísticos do Porto, não perca!

“Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.” Colossenses 1:16,17

Nenhum comentário:

Postar um comentário