Conhecendo Portugal e a neve pela primeira vez - Serra da Estrela

A Serra da Estrela é uma região montanhosa em que se encontra o ponto mais alto de Portugal Continental, 1993 metros de altitude (o outro maior está na ilha de Açores com 358 metros a mais). Esse ponto, chamado de Torre, é onde se encontra a única estância de esqui de Portugal e onde neva na época do inverno.

Torre Serra da Estrela Portugal





A Serra da Estrela fica no distrito de Guarda e uma parte no distrito de Castelo Branco. O Parque Natural tem vários lugares lindos para explorar também durante o verão que envolvem os municípios de Guarda, Manteigas, Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Covilhã, onde ficamos hospedados.

Mapa de Portugal

Visitamos a Serra em janeiro de 2021 pela primeira vez após 6 anos morando em Portugal. Foram apenas dois dias para conhecer a neve que nunca tínhamos visto, e valeu muito a pena. Fomos abençoados com um lindo dia de sol e céu azul, mas de temperaturas abaixo de 0!

Look para neve
Look de neve

Qual roupa usar?

Para quem vem de países quentes e não está acostumado com o frio, prepare-se! Nós não tínhamos roupa apropriada e não queríamos investir, dá para usar roupas comuns, mas com alguns detalhes:

 - Proteja muito bem as extremidades – luvas, gorro, cachecol, são indispensáveis. De preferência luvas e gorros grossos com forros e luvas impermeáveis.

- Nos pés use botas ou tênis com reentrâncias no solado para não escorregar na neve. Existem algumas palmilhas com pelinhos e emborrachadas por baixo que também ajudam no isolamento térmico do pé. Use meias grossas de algodão, usei 2, uma com pelinhos e uma normal. Para isso o sapato não pode ser muito justo no pé, os com cadarço facilitam.

- Usei várias camadas de roupa! Fui com uma calça jeans folgada e por baixo coloquei uma meia calça térmica bem grossa com pelinhos. Mesmo que for com moletom, use uma outra camada por baixo para isolar. Na parte de cima usei 4 camadas: uma blusa térmica bem justinha ao corpo, uma malha quentinha de gola alta, uma jaqueta daquelas que são bem levinhas e com enchimento (algumas são de pena de ganso, a minha é com enchimento sintético, mas também aquece bem e é impermeável) e por cima de tudo o casacão impermeável e com capuche.

Confira aqui mais dicas de como se aquecer no inverno




De Lisboa, levamos quase 3 horas de viagem de carro. Também há a opção do comboio (trem) que vai até Covilhã, porém para subir na Torre é necessário alugar um carro, ou pedir um táxi, o que não recomendo, pois além de ficar caro, vai dificultar sua dinâmica por lá durante o dia, já explico melhor.

O percurso é lindo. No meio do caminho há alguns hotéis e chalés na montanha onde você também pode ficar hospedado. A serra é longa e cheia de curvas, mas muito segura. Em alguns pontos você pode parar o carro para observar a paisagem e fazer fotos.

Fique atento ao clima porque quando está fechado não é possível subir até lá, a menos que tenha um carro apropriado.

Serra da Estrela Portugal
Serra da Estrela Portugal
Serra da Estrela Portugal

Serra da Estrela Portugal
Serra da Estrela Portugal
Serra da Estrela Portugal

Dica importante: Para subir até lá não é preciso pagar nada, a menos se for na estância de esqui, mas não vá despreparado, pois só há um pequeno centro comercial onde pode usar a casa de banho (banheiro) e onde vendem o famoso queijo da serra da estrela e souvenirs. Não há propriamente um lugar para comer, nem se aquecer, então nesse momento o carro é bem útil. Leve algum lanche e roupas extras caso se molhe.

Tem bastante lugar para estacionar o carro, no dia não tivemos essa dificuldade e como não estava nevando não precisamos de nenhum aparato para o carro.

Também pode comprar um pequeno trenó para descer nas montanhas de neve, custa em torno dos 15 euros. Compramos um outro modelo redondo por 7 euros, e já deu para divertir bastante e voltar a ser criança! Lembrando que o cansaço é dobrado por causa da grande altitude e do frio, alguns amigos que estavam conosco não aguentaram muito tempo expostos. 

Serra da Estrela
Serra da Estrela
Serra da Estrela
Serra da Estrela

Serra da estrela Portugal
Serra da Estrela Portugal

Olha os acessórios feitos em cortiça que falei no vídeo de DIY com rolhas

Serra da Estrela Portugal

Também é na Serra que nascem alguns rios importantes de Portugal, como o Mondego que abastece a cidade de Coimbra. No caminho dá para observar a barragem da Cova do Viriato.

Serra da Estrela Portugal

Confiram lá no insta @blognamedida nos destaques deixei salvo um só com imagens da Serra!

E você, já conhece a neve? Onde viu pela primeira vez? Me conta aqui!

Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.
Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome. Daniel 9:18-19





Nenhum comentário:

Postar um comentário