DIY – Porta guardanapo + ideias de mesa posta

Estamos passando por tempos difíceis, são muitas restrições, mas acredito que essa é uma oportunidade que Deus está dando a todos para refletirmos. Andamos muito agitados, ocupados com muitas coisas e nos esquecemos do que é mais importante: Deus e nossa família.

Pensando nisso vim compartilhar com vocês um DIY bem fácil de porta guardanapo, na verdade 3 opções, para decorarem a mesa e reunir toda a família. Se você não gosta de trabalhos manuais ou não tem os materiais pode dobrar o guardanapo de forma diferente , o mais importante não é como você vai arrumar ou o que vai servir, mas que toda família esteja junta à mesa, esse é só um estímulo pra começar a criar esse hábito.

Para cada modelo de porta guardanapo montei uma mesa posta diferente para inspirar vocês. Eu não tenho muitas louças e algumas só tenho 2 (pra mim e meu esposo), mas aproveite para usar tudo o que você tem. Sabe aquela louça guardada para uma ocasião especial? Chegou a hora dela! Porque esperar pra usar só quando tem visitas? Use com aqueles mais chegados também!

Não tenho guardanapos de pano, uso os de papel mesmo. Você pode comprar alguns coloridos ou estampados para variar suas composições. Se tiver os de tecido pode usar em uma refeição ou outra também!

Modelo 1: Flor artificial
Para esse modelo você precisa de argolas de cortina, flores artificiais e cola quente. Se a cola ficar aparente encape com barbante como fiz, ou fita floral. O passo a passo você pode conferir no vídeo.





A dica da primeira composição é usar seus jogos americanos. Eu só tenho esses dois de palha que adoro. Me inspirei na primavera que chegou aqui em Portugal e usei meus pratos com estampa florida. Escolhi um guardanapo estampado que tem um detalhe amarelo e combina com o detalhe das flores do prato e do porta guardanapo. Também usei um porta copos feito com CD que ensinei aqui no blog, mas não é necessário.
Porta guardanapo de flor artificial

Porta guardanapo de flor artificial

Mais inspirações com outros tipos de flores, dá pra fazer vários diferentes e trocar conforme a ocasião.

Amei esses com suculentas!

Modelo 2: Miçanga
Nesse modelo você precisa de miçangas e fio de nylon, aqueles de pesca. Eu usei miçangas de dois tamanhos diferentes, mas pode ser todas iguais. Se forem maiores você precisará de menos, usei 17 das grandes e 8 das pequenas. Com pérolas também fica lindo, dá pra fazer pra casamento, aniversário, etc.

Porta guardanapo de miçanga
Minha segunda dica de mesa posta é usando toalha de mesa. Eu tenho 3 toalhas que ganhei da minha avó quando casei e são só essas que possuo e uso até hoje. Geralmente uso mais para quando vem gente em casa, mas porque não explorar elas mais vezes, não é mesmo?
Também daria pra usar o jogo americano de palha junto. Quanto mais materiais, cores e texturas, mais interessante fica sua mesa, vá explorando todas as combinações possíveis com o que você tem.

Essa minha é bem alegre e decidi combinar com meu prato rosa já que esse porta guardanapo é bem delicado, achei que combinou. Usei um guardanapo de papel bem simples e dobrei em forma de leque pra dar mais volume em cima do prato. Aqui também resolvi usar taças e nós nem bebemos vinho. Use pra água, suco e refri mesmo!

Mais inspirações:
Você pode fazer as flores usando as miçangas. Tem muita ideia bacana.

Modelo 3: Rolo de papel
E pra esse último você vai precisar de rolo de papel, pode ser de papel higiênico ou papel toalha. Também precisa de fita, fio e manta de strass ou corrente, renda, o que preferir pra dar o charme. Explore na combinação de cores. Eu fiz um branco neutro que combina mais com meus pratos que já são coloridos.

Cortei o rolo com 2,5cm, fiz um teste com mais grosso, mas achei que assim ficou melhor.
Porta guardanapo de rolo de papel

E a última sugestão de mesa posta é usando sousplat, se você tiver em casa é uma ideia prática também para o dia a dia para variar do jogo americano. Vi alguns de crochê que achei lindos, quero muito aprender a fazer!

 Fiz essa combinação náutica de azul com vermelho que amo e segui a mesma ideia na estampa do guardanapo com toque de vermelho que comprei pensando mesmo em usar com esse prato. O amarelo com vermelho também fica legal lá no insta @blognamedida eu já mostrei algumas combinações diferentes que fiz com todos esses meus pratos, se quiserem mais inspirações pra café da manhã, conjunto com prato de sopa e de entrada, etc, confiram lá!
Porta guardanapo de rolo de papel


No blog também já mostrei 2 dicas de mesa posta para o natal, mas que na verdade dá pra usar o ano todo e encapei os rolinhos de papel com barbante.


Mais inspirações usando rolinho de papel:
Além desses, você pode fazer seu porta guardanapo usando cano de PVC.
E outros que achei lindos são os de cordinhas fazendo nó tipo marinheiro, nó infinito e os de crochê e fuxico.






Esses são meus primeiros porta guardanapos, nunca tinha usado antes e achei que deixa a mesa super especial, vocês usam?

Espero que tenham gostado da dica e que possam praticar nos jantares em família a mesa. Me contem suas experiências nos comentários.

Bjinhos

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." Apocalipse 3:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário