Curiosidades de Portugal - Galo de Barcelos e origem do nome “Portugal”



O famoso Galo de Barcelos é o símbolo de Portugal. As miniaturas são vendidas em todos os cantos, e voltar de viagem sem uma delas é o mesmo que não levar uma Torre Eiffel de Paris.  Mas o que muitos não sabem é a origem desse galinho, eu mesma achava que tinha algo a ver com o nome “Portugal”, mas não tem!

Na região do Minho, onde se encontram as cidades de  Braga e Guimarães, a primeira capital do país, também existe uma cidade com origens em um povoado do período romano, chamada Barcelos.
É daqui que surgiu a lenda do galo que tornou-se símbolo de identidade nacional, ultrapassando as fronteiras do concelho que lhe deu o nome.
A lenda é essa:
Há muitos séculos atrás um peregrino ia a caminho de Santiago de Compostela (Espanha) e foi acusado de um crime ao sair de Barcelos. Apesar de sua inocência e honestidade, foi incapaz de se defender satisfatoriamente e o juiz condenou-o à forca.

O peregrino voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos habitantes do burgo, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa exclamando: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”. Risos e comentários não se fizeram esperar, mas, pelo sim ou pelo não, ninguém tocou no galo.

O que parecia impossível tornou-se então realidade…

Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Neste instante ninguém mais duvidou das afirmações de inocência do condenado.
O Juiz corre à forca e com espanto vê o pobre homem com a corda ao pescoço, mas o nó laço impediu o estrangulamento. Imediatamente solto, foi deixado em paz.
Passados anos o peregrino voltou a Barcelos e fez erguer o monumento, o” Senhor do Galo”, em louvor a Virgem e a São Tiago.

Já o nome Portugal deriva das palavras em latim Portus e Cale.
 

Portus Cale era o nome de uma cidade da Galécia romana, correspondente à atual cidade portuguesa de Porto.  Existem várias teorias para a origem desse nome, uma é de que Cale venha do grego Kallis – bonitoreferindo-se a beleza do vale do DouroOutros dizem que vem de origem latina para quente, porto quente, ou ainda que pode ser traduzido como "porto de abrigo".
Enfim, o nome foi evoluindo: Portocale - Portogale - Portugale e finalmente Portugal.

Vocês já conheciam essas curiosidades portuguesas? E conhece a do país onde você vive?
Conta aqui pra eu saber também!

"A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo" Filipenses 3:20

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário