Padrão de Beleza – Qual você segue?

A Bíblia apresenta várias mulheres que tinham uma beleza externa que chamava atenção como Sara, Rebeca, Abigail e Ester, porém, o que mais contava eram seus caráteres, o que elas expressavam por meio de suas atitudes. 
Deus criou a mulher com uma beleza diferente da do homem, com características peculiares, mas o mundo hoje propõe padrões de beleza (hora são as magrelas, hora as musculosas) que não condizem com o que Deus criou. Tudo não passa de armadilhas de Satanás, alguém que foi tão belo e cheio de esplendor (antes da queda era Lúcifer, estrela da manhã, filho da alva, mas hoje é Satanás, o inimigo de Deus) e não suporta ver uma criatura bela e que ainda por cima louve a Deus.

“Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti." Ezequiel 28:12-15

Tudo o que o inimigo quer é ver mulheres lindas, criadas por Deus se achando feias e horrorosas, aceitando o sistema, se afogando em dívidas por causa de compras e brigando com o marido por que uma mulher mais magra que você passou na frente dele.

Mas qual padrão de beleza de Jesus?

Tenho certeza que vocês já viram algum quadro de Jesus loiro de olhos azuis, mas ele não era bem assim, apesar de ser o único homem que nunca pecou na Terra e que era o próprio Deus em carne e osso, sabe como Ele escolheu se parecer?

“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. “ Isaías 53:2-5

Jesus era Deus em carne, mas a própria Bíblia relata que não havia formosura e nem beleza Nele de acordo com o padrão terrenomas porque será que Ele veio como um “feio”? De fato Jesus veio para acabar com estes padrões impostos pelo inimigo de nossas almas e não por Deus. Você pode ser linda ou não tão linda de acordo com os padrões do mundo, mas você é linda!

Nós somos como vasos de barro, mas com um tesouro dentro, para que a glória seja Dele e não nossa.

"Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." 2Corintios 4:7

Agora, com quem você quer se parecer? Prefere uma aparência externa, mas um interior podre, ou aceitar a beleza com que Deus te criou e cultivar o tesouro que está em seu ser?

O que é cultivado internamente manifesta-se, por fim, externamente (Pv23:7).

Não estou dizendo que devemos ser relaxadas. Devemos nos cuidar, uma vez que as escrituras descrevem nosso corpo como lugar de habitação do Espírito Santo (1Co3:16-20). Porém não devemos nos idolatrar (como foi com Lúcifer). Quem é muito belo tem a tendência de se orgulhar de sua formosura.

A aparência de uma mulher cristã deve complementar o seu espírito interior e, em nenhum momento, representar empecilho para o reino de Deus. Ninguém gosta de ficar perto de uma pessoa suja, fedida e mal cuidada e por outro lado, pessoas muito arrumadas, com roupas chamativas, decotes e muito maquiadas, também podem afastar os outros. O cuidado que você tem consigo mesma deve atrair as pessoas para falar do amor de Jesus para elas.

Deus olha para o coração, enquanto temos a tendência de olhar apenas para a aparência exterior. Se tem algo que você pode mudar e isso fará com que você se sinta melhor (como emagrecer, cortar o cabelo, etc), faça! Mas existem coisas que não podemos mudar (uma canela mais grossa, um quadril largo, um certo biotipo, etc), então, não se compare com outras pessoas, Deus te fez única! Aceite-se e busque diante de Deus o que ele precisa aperfeiçoar em você e para que Ele te ajude a vencer seus complexos.

Deus nos criou assim, devemos nos amar para então poder amar as pessoas. Amar a si mesmo tem total ligação com o amor de Deus na sua vida e não com sua aparência em si. Você deve se sentir amada!

Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Galátas 5:14

Você conhece pessoas que, em aparência, nem são tão belas, mas são tão doces e agradáveis que as achamos lindas? A verdadeira beleza nasce do ser interior e se manifesta em atitudes de amor para com o próximo. Nenhum tratamento de beleza, roupa da moda é capaz de encobrir um coração sujo e palavras e atitudes maldosas.

Os cristãos são observados o tempo todo e suas vidas são examinadas detalhadamente. O modo como os outros interpretam suas palavras e ações, será em grande parte, o modo como consideram Cristo. Não é você que deve brilhar, mas o amor de Cristo em você é que deve brilhar! Essa é a verdadeira beleza!

Que Deus possa brilhar por meio de você e te fazer uma pessoa linda, não exteriormente, mas em seu modo de viver! Pense nisso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário