Passeio - Feira da Ladra

Desde que cheguei a Portugal tinha vontade de conhecer uma feira de antiguidades. Sempre ouvi falar muito deste tipo de feiras aqui na Europa. Então, lá fomos nós à feira mais antiga de Lisboa, a Feira da Ladra!

Aproveitei e gravei um vídeo de Tour. Confiram!



Como moramos do outro lado do rio, pegamos o barco até o Cais de Sodré e dali fomos de metro. A estação mais próxima da feira é a de Santa Apolônia.






Logo que saímos da estação passamos em frente ao Museu militar, mas não fizemos a visita.
Dali fomos a pé, mas é uma boa subida. Se você preferir dá para pegar os elétricos e economizar as pernas, heheh
A feira existe desde o século 13 e já passou por vários lugares. Hoje ela é realizada todas as terças e sábados (das 8h até as 16h, mais ou menos, depende também se é verão ou inverno) no Campo de Santa Clara. O nome “ladra” é devido a desconfiança naquele tempo, de que os produtos eram derivados de roubos.
A feira é enorme e meio bagunçada, a maioria dos expositores espalham as mercadorias no chão mesmo. Você deve ir com tempo e paciência para explorar cada barraquinha. Eu não consegui garimpar nada, acho que preciso ir mais vezes! O ideal é ir com foco, sabendo já o que você procura. Tem roupas, brinquedos, louças e também souvenirs como azulejos e os famosas Galinhos de Barcelos.



 Também tem bastante artesanato, bijeterias, peças feitas em cortiça (já que Portugal é o maior fabricante desse material).
E para quem gosta de coleções também tem muita opção! Eu queria uma câmera antiga, mas não encontrei o modelo desejado...

O local da feira é mesmo em frente ao Panteão Nacional. Não visitamos a parte interna, mas dá pra aproveitar a viagem. O bilhete custa 4€ e todo primeiro domingo do mês é gratuito. Acho que vou aproveitar um desses domingos para conhecer!


Curiosidade: Você sabe o que é um Panteão? Eu não sabia, então fui pesquisar!
Panteão deriva de pan (todo) e théos (deus), significa, literalmente, o conjunto de deuses de determinada religião. Eventualmente, o termo "panteão" passou a significar tanto o conjunto de deuses quanto o templo específico a eles devotado. Atualmente, "panteão" é o termo designado para um mausoléu que abriga os restos mortais de diversas pessoas notáveis. Com o progressivo domínio do monoteísmo no Ocidente, os panteões foram reformulados para servir de última morada àqueles que, por meio de feitos notáveis nas mais diversas áreas, engrandeceram sua pátria: intelectuais ,artistas, etc. No caso de Portugal estão ali sepultados Almeida Garrett, Amália Rodrigues, Humberto Delgado, Aquilino Ribeiro , entre outros.

Alí também fica o Mercado de Santa Clara (o mais antigo dos mercados cobertos lisboetas). Desde 2011 ele não funciona mais como um mercado, mas abriga lojas nas suas laterais e é um espaço para exposições, workshops, etc.
 Olha o que eu encontrei para vender lá: sardinhas de chocolate! É ótimo para levar de presente!
Aproveitei o dia de sol para estrear o chapéu que comprei na promoção da Pimkie .
Lisboa é conhecida como a cidade das sete colinas, e por conta desta disposição, é repleta de Miradouros com vistas fantásticas. Ali se encontram 2, o Miradouro Sophia de Mello e subindo mais um pouco o Miradouro Nossa Senhora do Monte.
O Miradouro da Senhora do Monte, fica localizado no Bairro da Graça, é um dos pontos mais altos da cidade. A vista é fantástica!


Dalí é possível observar a Igreja da Graça, o estuário do Tejo e a outra margem, o Castelo de São Jorge e os telhados da Mouraria. Mais adiante, surge a baixa pombalina, as ruínas do Convento do Carmo, a Serra de Monsanto e a Penha de França. Estes pontos estão sinalizados num painel de azulejos no miradouro, para que os visitantes consigam identificar os monumentos.

E alí nas grades do miradouro, vários cadeados de casais apaixonados. Isso virou mesmo  moda em todo lugar não é mesmo?
Na volta fizemos o mesmo trajeto. Aproveitamos para dar uma pequena relaxada no Cais de Sodré.

Gostaram do passeio? Onde vocês moram também tem esse tipo de feira? Se vier para Portugal vale a pena conhecer e levar alguma lembrancinha!
Bjs

“Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver Nele, enraizados e edificados Nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.” Colossenses 2:6-7

Blusa: C&A
Shorts: Riachuelo
Rasteira: Vizzano
Chapéu: Pimkie

Nenhum comentário:

Postar um comentário