Eu conheci o perfil Pamela recentemente e fui muito encorajada numa live que ela fez sobre um método que chama Método Fly. Fly no inglês é voar, mas nesse caso é um acrônimo: Finally Loving Yourself – finalmente amando a si mesma. Esse método foi criado por uma americana chamada Marla Cilley na década de 90 para que ela pudesse organizar a sua casa em meio a um período caótico que estava passando. Foi pensado exatamente para as donas de casa que estão sobrecarregadas e mal dão conta de arrumar a cama, mas também é ajustável para quem tem uma rotina mais tranquila.
O método consiste em alguns pequenos passos que ao longo do
tempo vão se tornando nosso hábito e facilitando nossa rotina. Eu não vou
ensinar o método para vocês aqui, podem ver mais lá no perfil da Pamela, mas
vou mostrar na prática como eu estou aplicando aqui em casa para encorajá-las a começar a fazer
algo por você aí também!
Um dos princípios a estabelecer é ter rotinas matinas, vespertinas e noturnas, e diárias, semanais e mensais.
Eu percebi que meus dias não estavam rendendo e que acabava
caindo na procrastinação. Eu tinha o conceito de que ter rotina era uma coisa
chata, mas tenho aprendido
que ter rotina é uma bênção! As misericórdias do Senhor se renovam todas as
manhãs, e por causa dessa rotina, de sabermos o que temos pra fazer, não somos
consumidas pelo desespero, estress. Elas nos dão um mínimo de estabilidade e
segurança – saber o que vamos comer, vestir, etc. E o objetivo é estabelecer
rotinas simples, pequenas metas para cada período de forma que consigamos
cumprir. Melhor do que não conseguir fazer nada e se frustrar.
Ela sugere 31 baby steps, pequenos passos para comprimirmos ao longo do mês.
E começando pela rotina da manhã, o que eu tenho feito por
aqui pra mudar meus hábitos é colocar o despertador para 30 minutos antes do
que eu costumava acordar porque como não tenho que trabalhar fora, acabava
enrolando na cama.
Então, agora me levanto, já arrumo a cama (baby step 15 - ARRUME A CAMA), faço meu devocional (16 - LEIA ALGO EDIFICANTE) e tomo café. Eu também tiro uns 15 minutinhos para me exercitar em casa mesmo e depois já tomo um banho e me arrumo para começar o dia.
Esses dois passos, arrumar a cama e se arrumar (2 - VISTA-SE COMPLETAMENTE) fazem toda a diferença. Confesso que eu sempre tive o hábito de me arrumar para sair de casa. Eu ficava usando a mesma roupa vários dias e roupas mais esportivas, nada muito arrumadinho e tem sido um desafio, mas dá outro ânimo para trabalhar. Nos sentimos mais prontas, e realmente se precisamos sair, atender alguém, já estamos aptas pra isso. Além do que nós temos que nos arrumar para os de dentro e não os de fora. Nosso marido e filhos com quem convivemos todos os dias merecem nos ver cheirosas e bem vestidas. E não faz sentido ter um monte de roupa e usar sempre a mesma. Não sei vocês, mas eu tenho saído super pouco de casa, então se não usar as roupas aqui vou usar onde?
Isso inclui dar um jeito no cabelo, no rosto e pode até
calçar um sapato. Eu costumo ficar de chinelo, mas já comprei uns bonitos para
ficar mais coerente. As mules também são uma ótima opção ou usar ténis.
Outro baby step que ela indica é aliviar a mente (4),
colocando no papel tudo o que precisa cumprir naquele dia. Eu tenho feito isso
pelo calendário do meu celular mesmo. Verifico várias vezes no dia (baby step 30)
e vou apagando conforme concluo as tarefas, ajuda demais. Nunca coloque tarefas
demais no mesmo dia, fracione durante a semana dando prioridade para o que é
mais urgente e planejando o que é importante para que não fique urgente depois.
Por exemplo para a rotina da manhã, no meu caso – levantar, arrumar a cama,
fazer o devocional, café, exercitar, e fazer minhas tarefas e estudos no
computador.
Outro ponto interessante do método é o uso do timer por 15 minutos (10 - VOCÊ PODE FAZER QUALQUER COISA EM 15 MIN). As vezes adiamos as tarefas porque achamos que vai levar muito tempo e a coisa vai acumulando.
De manhã, por exemplo você pode usar o timer para essas tarefas que você listou: 15 minutos para ler um livro, 15 minutos para cuidar de você, 15 minutos para dar a geral na casa (9 - DESTRALHE MATINAL), etc.
Você vai ser surpreender com o que dá para fazer em 15
minutos, é calmante porque não há correria, há foco.
No meu caso, que trabalho com computador, meu emails e arquivos, também do celular, vão acumulando. Estou testando o timer para fazer essa limpeza diária e aos poucos o acumulo está acabando!
E por úmtimo, quero te encorar: forme bons hábitos (25)! Nós vivemos de hábitos, o
problema é que muitas vezes eles são ruins. Crie novos e bons hábitos,
persevere e os resultados virão.
Vocês já conheciam esse método. Nos próximos vídeos trago um
pouco mais da minha experiência por aqui.
Deus abençoe vocês!
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