Conhecendo Portugal – Gruta de Mira de Aire


As Grutas de Mira de Aire são as maiores de Portugal. Nunca tinha visitado uma antes e achei muito legal!

A Gruta de Mira de Aire fica a mais ou menos 1h30 de Lisboa. Todo o percurso é feito com guia e antes de entrar eles também fazem uma breve apresentação com filme contando um pouco da história.



Foi em 1947 que os primeiros homens entram na gruta e a descobriram por acaso. Com os anos novas galerias foram sendo abertas até chegar no trajeto que conhecemos  hoje.

Conseguem ver o boneco na foto? Esse foi o local da primeira entrada.




Essa região de Portugal é formada por serras calcárias. A chuva se infiltra nas fendas das rochas e vai formando rios subterrâneos. As gotas que vão caindo com os anos vão formando as estalactites (formadas de cima para baixo) e as estalagmites (formadas de baixo para cima).

Essa é a maior estalactite da gruta com 8 metros e calcula-se que tenha 80.000 anos!
O percurso é bem planejado, muito seguro e iluminado, apesar de um desnível de apenas 110 metros desde a entrada, se você tem algum problema com escadas não conseguirá fazer a visita, são muitas, quase 700 degraus no percurso total. Também não aconselho visitar com crianças muito pequenas.

No total foram descobertos 11km de gruta, mas o que está aberto para visitas são apenas uns 600 m. Todo trajeto dura em torno de 1h, pois vamos fazendo paradas para explicações e para tirar fotos. A descida é feita pelas escadas, mas a subida de volta é pelo elevador.

A temperatura lá dentro também é muito agradável, ela se mantém em torno dos 16 a 18 graus durante o ano todo.

Cristais que se formam nas rochas. Na saída do percurso há vários tipos e cores a mostra, é lindo!
Maquete da gruta

Mas para quem se desloca até a região, há muitas outras opções que eles oferecem.
Na parte externa há um espaço bem interessante para as crianças, com alguns animais e explicações de como cultivar o solo, relógio de sol, etc. Não fotografei porque no dia estava chovendo... mas no site da Gruta conseguem ver todas as imagens e mais informações.

Também há alguns alojamentos, restaurante e um Parque Aquático que funciona apenas no verão. 
Você ainda pode reservar um espaço dentro da gruta para eventos e agendar grupos para degustação de vinhos, um espaço bem completo para todas as idades.

Não é preciso agendar a visita, a gruta está aberta todos os dias e inicia-se uma nova visita mais ou menos 20 minutos depois da compra dos bilhetes com quem lá estiver, mesmo que seja uma pessoa só.

Confira os valores e horários de funcionamento AQUI 

E vocês, já visitaram alguma gruta? Onde?
Bjinhos

“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.Salmos 42:11

Um comentário: