Limpeza e organização dos armários da cozinha

Hoje eu quero mostrar pra vocês como eu faço a limpeza e organização dos meus armários de cozinha. Você pode adaptar as dicas para seu espaço e para quantidade de coisas que tiver, mas minha principal dica é que recicle itens e dê uma nova função a objetos que estão parados, assim você não gasta muito e terá uma cozinha bem organizada!

Para começar, tire tudo de dentro dos armários e faça a limpeza utilizando aqueles produtinhos mágicos, o bicarbonato e o vinagre .

Já ensinei como fazer essa misturinha no vídeo de limpeza do forno e exaustor . Você também pode usar outro produto de sua preferência. 

Depois de limpo, deixe aberto arejando para não ficar úmido.

Aproveite e jogue fora produtos vencidos e itens que estão velhos e também tire tudo o que você não usa ou tem demais e doe pra alguém, assim fica mais fácil de organizar!

Para começar a organização, pense em categorizar os itens e coloca-los próximos do uso na sua rotina diária, por exemplo, panelas próximas ao fogão, copos perto do filtro, etc.

Pensando nisso, eu separei uma parte do armário próximo ao fogão para guardar tudo referente a temperos.

Eu gosto de colocar esse jogo americano emborrachado por baixo, pois ajuda a proteger o armário e também não deixa os itens deslizarem, além de dar um charme também!

Uma ideia prática para organizar os temperos é reaproveitar um pote de sorvete e colocar todos os vidros ou saquinhos dentro. Assim quando você precisar é só colocar o pote em cima da pia e terá acesso fácil a tudo o que precisa!

Lá no Eu Capricho eu também já falei sobre outras ideias para organizar temperos, confira!

Talheres
Os talheres grandes podem ficar em cima da pia, bem ao lado do fogão. Facilita bastante e ainda ajuda a decorar. Você pode inclusive reutilizar latas de alimentos e forrá-las com papel adesivo!
Gavetas
Disponha os talheres de mais uso nas gavetas de cima. Use um porta talheres para que eles não se misturem na gaveta. Outra solução é cortar papelão ou isopor no tamanho da gaveta e criar sua própria divisória!

Eu gosto de colocar os garfos e as colheres virados de lado. Como eu tenho dois conjuntos diferentes eles não ficam bem encaixados empilhados, mas assim ficam! 

Nas outras duas gavetas eu guardo os talheres e itens maiores.


Panos
Os panos de prato, toalhas da mesa da cozinha e paninhos de enxugar a pia eu coloco nas últimas gavetas.

Minha dica é você enrolar os panos de prato, assim você consegue visualizar todos. Outra dica é conforme você for lavando, coloque eles para o fundo e traga os outros para frente, assim todos são usados!
E aqui uma dica para dobrar toalhas redondas! Eu ganhei algumas e uso na mesa de apoio que fica na cozinha, mas nunca conseguia dobra-las e amassava na gaveta. Dessa forma elas ficam quadradinhas, facilita bastante!

Panelas
Outro item que é bom ficar próximo ao fogão. Eu prefiro guarda-las na parte de baixo, pois no alto pode causar acidentes!

Você pode guardar as panelas de duas formas: empilhadas com as tampas separadas dentro de um cestinho ou presas com ganchos na porta do armário, e empilhadas com a tampa virada para baixo. Eu guardo as minhas assim!
Deixe no fundo aquelas que você usa com menos frequência.

As tábuas também guardo aqui, fica de fácil acesso. Elas também podem ser guardadas nas portas dos armários em organizadores próprios.

Também deixo as frigideiras empilhadas. Para não riscar, use uma folha de papel toalha entre elas.
Copos e xícaras
Tudo o que é referente a beber fica junto nessa área do armário. Também deixo alguns potes de sobremesa que não uso com tanta frequência.

Esses ganchos organizadores são ótimos para aproveitar bem toda a altura do armário.

Enfileire os copos por conjuntos, assim fica fácil saber qual está mais no fundo.
Pratos
Empilhar os pratos rasos junto com os fundos ou com os de sobremesa dificulta bastante a movimentação no dia a dia. Faça pilhas separadas. Uma solução que vi em outro canal e deu super certo aqui, foi aproveitar um suporte de microondas (que eu não usava!) para empilhar os pratos fundos e rasos, ganhei mais espaço dentro do armário!
Se você não tiver um, pode investir em organizadores próprios. Hoje em dia existem uma infinidade de aramados com essa função, mas eles custam um pouco caro. O que eu queria aqui era economizar o máximo possível e ajudar vocês nessa tarefa também!
Potes
Também existem várias formas de guardar os potes. Assim como as panelas, você pode empilha-los e guardar as tampas separadas. O ideal é que os de plástico sejam guardados abertos para não ficar com cheiro.

Eu guardo alguns maiores com as tampas do lado e os de vidro eu empilho eles fechados, acho mais seguro e o vidro não tem risco de ficar com cheiro.
Os outros eu guardo empilhados com as tampas embaixo, as vezes fica ruim de pegar, mas para a quantidade que tenho ainda funciona, você pode fazer pilhas pequenas e se os potes forem do mesmo modelo facilita!
Aproveitei mais um pote de sorvete para organizar os potinhos pequenos porque eles acabavam caindo e atrapalhando quando eu ia pegar os maiores, assim facilitou bastante!
Travessas e formas
Embaixo da pia é uma área muito úmida. Procure não colocar coisas que estragam aqui. Algumas pessoas guardam as panelas nessa parte, mas como minha pia fica longe do fogão, para mim não era prático.

Eu aproveito esse espaço para organizar minhas formas e algumas travessas. As retangulares ficam ótimas enfileiradas, assim fica fácil de acessar!

Minha pia fica entre a máquina de louça e de roupa, então eu guardo os produtos que uso nelas aqui. E mais um potinho de sorvete para organizar alguns dos itens de limpeza!
Itens como grill, mixer, processador, etc, são pesados, então guarde-os na parte de baixo dos armários. Aqueles que você não acessa tanto podem ser guardados em partes do armário mais escondidas.

Também guardo aqui algumas travessas de vidro que não couberam junto com as formas. Na parte de baixo fica mais seguro para pegar.
Outros itens que não uso muito, ou uso só para servir, guardo no armário que fica na sala, que é junto com a sala de jantar. Se você tiver um armário assim ou aparador também facilita na organização e libera um pouco a área da cozinha.

Área do café
Num cantinho da pia fica minha cafeteira e torradeira, por isso eu destinei essa parte do armário que fica logo acima para organizar tudo referente a café da manhã e lanchinhos da tarde.
Mais uma ideia de reaproveitamento. Reutilizei um vidro de café solúvel pintando a tampa dele com tinta spray e uso para guardar chá, mas também pode ser o que você quiser!
Mantimentos
Aqui em casa só moramos eu e meu marido. Eu não costumo estocar alimentos, sou bem econômica nesse aspecto, inclusive já dei dicas aqui de como economizar no mercado, então não reparem na quantidade de coisas, talvez eu não seja uma boa referência nessa parte, kkkkk.

Minha área de despensa é bem reduzida. Algumas coisas eu já guardo direto na geladeira, então fica pouca coisa aqui.

Minha dica é você fazer uso de cestinhas, ou potes reaproveitados como os de sorvete para categorizar os itens como farinhas, guloseimas, enlatados, etc. Se preferir pode colar etiquetas para identificar. Outra sugestão é guardar os alimentos não perecíveis divididos em potes herméticos, também podem ser identificados com etiquetas.

Coloque no fundo os produtos mais novos e deixe os que estão mais próximos da validade na frente, assim não corre o risco de perde-los.
Para mais inspirações de como organizar os armários da cozinha e como organizar a despensa confira no Eu Capricho. Para quem não sabe, a cada 15 dias entra um post meu lá falando sobre organização e decoração!

Até a próxima!

“Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. Atos 20:35b
“Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.1 João 3:16

3 comentários: