Restaurante Kalamata

Como falei no último post, dia 23 de setembro foi nosso aniversário de casamento e aproveitamos para conhecer um restaurante aqui em Almada, o Kalamata!


Ele é bem recente, foi aberto no inicio desse ano. Fica na região de Almada Velha próximo ao Miradouro Boca do Vento, onde também se encontra o elevador que desce até um parque a beira do rio Tejo. (Veja aqui).




Kalamata é um misto de mercearia e café que serve petiscos mediterrânicos tradicionais e também vegetarianos. Também vendem produtos originalmente gregos e alguns da França, Itália, Espanha e de Portugal, claro!
Os idealizadores se inspiraram em uma viagem que fizeram à Grécia e transportaram esse espírito para uma ruela tipicamente portuguesa em Almada Velha.

Kalamata é o nome de uma pequena cidade costeira do mediterrâneo, situada no sudoeste da península do Peloponeso e famosa por dar o seu nome a uma variedade de azeitona, mundialmente famosa, bem como o seu azeite, que estão à prova e à venda lá.
O lugar é bem pequeno, mas muito aconchegante. O atendimento é muito bom e a comida também!

Além dos doces e salgados expostos eles servem almoço e janta (a janta é mediante reserva). Cada dia é um prato diferente, na página do face é possível acompanhar qual é o prato do dia.
Para começarmos, pedimos as azeitonas que dão nome ao restaurante e também Pão Pita com Tsatsiki, um patê de iogurte grego com pepino, alho e endro.

Depois provamos o Spanakopita de espinafre com queijo, um rolinho de massa folhada recheado, muito leve e gostoso!
E como o jantar não está no cardápio, no dia em que fomos o prato era canelone de carne e couve flor gratinada com saladinha. Não é um prato tipicamente grego, mas estava delicioso! Veio até com romãs, achei um charme.
 E para completar a gordice, tinha que ter sobremesa. Quase não aguentamos comer, heheh
 O David escolheu o Bolo Alentejano, são várias camadas, uma com bolacha maria, uma com bolo de chocolate, mais chantilly e não sei mais o que, olha o tamanho!
Eu escolhi o Cheesecake de amendoim com chocolate. O rapaz explicou que esse cheesecake é feito de uma forma mais antiga, assado no forno e não com gelatina. Uma delícia!
Achei o preço ótimo! Gastamos o mesmo que no Restaurante Nepalês (Annapurna), que fomos no meu aniversário, e comemos demais!
 É um ótimo passeio para se fazer no final da tarde. Pode curtir uns petiscos e depois aproveitar para visitar o Miradouro e assistir ao por do sol!

Para quem quiser conhecer, o restaurante só fecha às terças, veja os horários de funcionamento:
Seg, Qua e Qui: 10h-20h
Sex e Sab: 10h-21h
Dom: 11h-18h

Se quiser saber mais e conferir o cardápio é só entrar na página do face, aí também dá para acompanhar os pratos do dia!

Gostaram? Eu indico, vale a pena conhecer!

...o tempo se abrevia..., mas também os que choram como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem;...O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações.... 1Coríntios 7:29-32

3 comentários:

  1. Que lugar incrível! Adorei a decoração e os pratos. Hummm... muita coisa boa, principalmente essas sobremesas. Hehehe

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla,
    Fico muito contente que tenha gostado da Kalamata, a ponto de fazer este delicioso post!
    Eu tive a sorte e a honra de projectar este espaço para o Rui e o Jorge e posso comprovar que a dedicação e amor que eles me transmitiram para o projecto foi efectivamente a mesma que eles colocam nos seus deliciosos petiscos e no ambiente da casa.
    Parabéns pelo seu aniversário de casamente e quiçá, talvez um dia nos cruzemos por aí.
    Bem haja,
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada André! Realmente o ambiente e a comida se completam! Tudo muito agradável e gostoso, adorei!

      Excluir